Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

domingo, agosto 18, 2013

Novo Píer do São Francisco irá beneficiar pescadores e fomentar o turismo na região

Com o intuito de beneficiar os pescadores artesanais e garantir o fomento ao turismo na cidade a Prefeitura de São Sebastião inaugura no próximo dia 24 o Píer do São Francisco. O evento, que contará com a presença do prefeito Ernane Primazzi está programado para as 11h.
A estimativa é de que o local possa beneficiar mais de 500 pescadores artesanais além de praticantes da pesca esportiva que, geralmente aos finais de semana, utilizam o píer do Gringo – localizado na praia da Figueira. 
O novo espaço trará mais conforto para a comunidade pesqueira que, até então, tinha de fazer o transporte dos produtos com carrinhos na areia - o que acarretava um esforço físico maior - e grande risco de perder o pescado em dias de maré alta. “Sem dúvida nenhuma, com o píer os trabalhadores terão mais agilidade e menos prejuízos, além disso, este ponto fixo de descarga poderá beneficiar até mesmo aos trabalhadores da própria Ilhabela que descarregam em pontos diferentes de São Sebastião”, afirma o assessor do departamento de pesca da Secretaria de Meio Ambiente Evandro Figueiredo Sebastiani.  
Sebastiani destaca também a possibilidade de melhora no trânsito nas imediações da praia da Figueira. “Ao transferirmos o embarque dos pescadores esportivos e de escunas para a região do São Francisco, o trânsito que normalmente nos finais de semana fica totalmente parado próximo à Figueira certamente será, em parte, resolvido”.  
Com um investimento de R$ 390 mil o píer conta com estrutura de pouco mais de 30 metros e poderá receber embarcações de até 10 metros por conta do limite máximo de calado.
Para evitar problemas o assessor explica que o Conselho Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento discute as regras para o funcionamento do local. “Teremos mesmo de fazer algumas regras básicas como, por exemplo, o tempo em que cada embarcação terá direito a ficar atracada para desembarcar as mercadorias”, afirma.  
Turismo
Além de ajudar no transporte de pescados o novo píer também será um bom atrativo para fomentar o turismo náutico na cidade e, principalmente, para valorizar o comercio do entorno. “Não temos dúvida de que a praia do São Francisco será muito bem vista pelos turistas – principalmente aos finais de semana. O comerciante que quiser apostar em restaurantes, por exemplo, certamente terá o retorno garantido daqui a algum tempo”, destaca. 

Foto: Luciano Vieira/PMSS 

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...