Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Aproveite a noite na nova Rua da Praia, no Centro de São Sebastião



Obra da Prefeitura faz parte do processo de valorização do Centro Histórico. Nova iluminação, retirada dos cabos de alta tensão, novo calçadão, bancos, paisagismo e até fonte luminosa mudaram o visual para atrair moradores e turistas


Não teve quem não se impressionou com a beleza da obra de Revitalização da Rua da Praia, entregue oficialmente em setembro de 2007, durante desfile cívico-militar da Independência. O novo calçadão em frente ao comércio, as luminárias, os jardins, bancos e pergolados, além de uma fonte luminosa, deram novo visual ao principal ponto de encontro da cidade. A avenida também voltou a permitir a passagem de veículos nos dois sentidos, como antigamente.

Está de volta à vida noturna da Rua da Praia. Até novos estabelecimentos comerciais abriram. Outros já reformaram fachadas, instalaram mesas de madeira e ombrelones, como determina a lei. "Quando estive aqui nem acreditei que estava em São Sebastião. Ficou linda demais e com certeza o povo vai voltar a freqüentar a Rua da Praia", disse o morador Jair Oliveira, 41 anos, do Bairro de São Francisco. Para Andréa Fernandes da Silva, 27 anos, da Vila Amélia, a obra era esperada há anos por toda a comunidade. "Quem antes passava pela Rua da Praia não tinha vontade de ficar. Era um lugar escuro, abandonado. O calçadão me lembrou os barzinhos de Campos de Jordão", disse Andréa.

Os turistas também gostaram do que viram. "Freqüento São Sebastião há mais de dez anos. Tinha vindo pra cá no Natal e já tinha percebido uma grande mudança. Agora está ainda melhor", disse José Clemente dos Santos, 38 anos, de São Paulo.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Fábio Aranha, a situação da Rua da Praia mudou. "Houve um aumento de 300% no comércio antes mesmo de terminar a obra. O local voltou a atrair as famílias e não tenho dúvida que se tornou ponto turístico", frisou o presidente da Aciss. Comerciantes da Rua da Praia instalaram faixas com mensagens de agradecimento à Prefeitura pela realização da obra. Fábio Aranha citou que vários estabelecimentos comerciais abriram no local, como uma choperia, um bar e uma loja de artesanato. "Não tenho dúvida que melhorará também o atendimento, porque o comércio fará a sua parte, não terá sujeira, pois a população entende o que foi feito, enfim, já deu certo", avaliou.

O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, falou sobre a importância da obra. "É uma obra que todos queriam há mais de 20 anos. Hoje é orgulho do sebastianense. Recupera a auto-estima. Fizemos aquilo que a população pediu pra ser feito", concluiu. O investimento da Prefeitura de São Sebastião na Revitalização da Rua da Praia foi de R$ 6 milhões. Em dezembro de 2006 já havia sido entregue a 1ª fase da Urbanização do Aterro, com a nova Praça de Eventos, a maior pista de skate do país, quadra poliesportiva, campo de futebol society, quadra de tênis, deck, jardins, Playground da Longevidade, parque infantil, ciclovia e calçadão.


Na Rua da Praia você encontra...

Restaurantes, bares, sorveterias, pizzarias e lojas variadas, além de espaço de entretenimento com praça de eventos, pista de skate, ciclovia, calçadão, parque infantil, parque da longevidade, quadra poliesportiva, quadra de tênis, campo de futebol de areia, banheiros públicos.

Como chegar...

Acesso pela avenida Antonio Januário do Nascimento (avenida que dá acesso à travessia das balsas) ou ainda pela rua Vereador Mário Olegário Leite (ao lado do Supermercado Pão de Açúcar) e pela rua Mansueto Pierotti/Duque de Caxias (rua lateral ao Supermercado Garça). Todas estas dão acesso à Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.

Segurança e tecnologia...

A Rua da Praia é monitorada pelas câmeras do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento). Uma delas é a chamada câmera tagarela, que dá informações e também coibe qualquer tipo de infração. Na Rua da Praia, quem tem computador portátil pode acessar a internet gratuitamente por ser uma Wi-Fi Zone. Ou seja, o local dispõe do sistema wireless para a navegação gratuita.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...