Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

domingo, agosto 18, 2013

Grupo de dança de Ilhabela é o destaque do Brasil no Mundial de Hip-Hop nos EUA

O grupo “Dança de Rua é Arte”, de Ilhabela, alcançou o 38° lugar no Mundial de Hip-Hop, realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A equipe participou da competição na categoria juvenil (dos 10 aos 17 anos) com outras três equipes brasileiras e mais 45 grupos de hip-hop. Estreante na competição, o “DRA” ficou com a melhor colocação entre os grupos brasileiros. As outras três equipes nacionais já disputaram o torneio em três oportunidades. Ao todo, o evento reuniu 21 países, com 2,5 mil dançarinos, 250 grupos e 40 coreografias.
O grupo ilhabelense é formado por dançarinos do projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado pelo coreógrafo Kléber Moreira, e desenvolvido pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.
Campões da etapa nacional em Belo Horizonte (MG), o grupo garantiu vaga para o mundial, levando cinco atletas do arquipélago para a disputa. E quem teve a reponsabilidade de levar o nome do país e do município na competição foram os dançarinos: Henrique dos Santos Oliveira (10 anos), Thayana Leandro dos Reis (13), Fernanda de Macedo Renzo (15), Gabriella Souza Silva (16) e Mascionilia Beatriz da Silvera (17).
 Para o coreógrafo do grupo, a competição foi uma ótima oportunidade de aprendizado. “Nunca cobrei resultados dos meu alunos. Eles estão preparados para ganhar, mas isso, é consequência. O mais importante é competir e aprender com todos os países. Foi a primeira vez que participamos e já ficamos na frente de outras três equipes brasileiras que já competiram em outras três oportunidades. Foi um ótimo resultado. Esperamos voltar o ano que vem”, conta.
O grupo recebeu ajuda de diversos comércios da região. A banda Tomcats e a dupla sertaneja Ronei e Alan promoveram shows em beneficio ao grupo. A equipe também tem o apoio das empresas: Irish Pub, Eco Services, Km Studio de Dança, Colégio São João e Paróquia São João.
“Quero fazer um agradecimento especial a todos os pais dos alunos, amigos e a Prefeitura de Ilhabela, que sempre nos apoiou. Ao prefeito Toninho Colucci, ao chefe de Gabinte, Julio Cezar De Tullio, ao secretário de Cultura, Nuno Gallo, e também à Fundaci. Todos estavam sempre conosco, nos apoiando em todos os momentos. Muito obrigado”, agradece o coreógrafo Kléber Moreira.
Vale ressaltar que o coreógrafo recebeu o convite para ser representante do Hip-Hop Internacional na região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Com isso, há a possibilidade do município de Ilhabela ser sede do campeonato brasileiro de Hip-Hop. Os melhores colocados garantem vaga para o Mundial de Hip-Hop, em 2014.    
“Dança de Rua é Arte”
O trabalho começou há 15 anos, mais precisamente, em 1998, no município de Ilhabela. Naquele ano surgia o projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado e desenvolvido pelo coreografo Kléber Moreira. O objetivo era levar a Dança de Rua para as comunidades do arquipélago, inserindo cultura e arte.  Foi mais que isso. O projeto chegou a contar com 900 alunos de todas as idades e em diversos bairros do município e foi sucesso entre alunos de 6 a 60 anos. 
Em 2009, as atividades foram mais constantes e presentes em toda a cidade. Atualmente, o projeto alcança todos os bairros do município, com aulas de Dança de Rua, Dança Sociais e com aulas de dança para a terceira idade, com aproximadamente 600 alunos atuantes.
 “O principal objetivo do trabalho é a questão da cidadania. Primeiramente, queremos formar cidadãos, pessoas de bem, com saúde e alegria, sempre. A dança nos proporciona isso e é o que queremos levar para todos os nossos alunos”, ressalta Kléber.
Participe
As aulas de dança de rua são realizadas em todos os bairros do município, todos os dias (exceto aos finais de semana), em horários diferenciados e os alunos podem participar dos 6 aos 25 anos. Já as danças sociais tem suas aulas também todos os dias, em horários variados, nos bairros da Água Branca, Gren Park e no Centro Cultural “Prefeito Roberto Fazinni”. A Terceira Idade também está presente e conta com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e com alunos a partir dos 60 anos.
Quem ministra as aulas são os professores: Kléber Moreira, Camila Santos, Marcos Rodrigues e Fábio Henrique. Todos os professores são funcionários da Prefeitura de Ilhabela, e contam com o apoio da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
Foto: Divulgação


teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...