Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

segunda-feira, maio 27, 2013

Meio Ambiente comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica com comunidade em Boiçucanga Alunos de 4ª e 5ª séries da EM Guiomar Souza, participam de palestra com bióloga da pasta

Nesta segunda-feira (27) em comemoração ao Dia Nacional da Mata, técnicas da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, em parceria com o vereador Ercílio de Souza (PV), promoveram uma atividade importante de conscientização ambiental em Boiçucanga, na Costa Sul do município.
De acordo com a chefe de divisão de Agricultura e Abastecimento da pasta, Cíntia de Castro Freitas, o trabalho foi de suma importância  tendo em vista a grande abrangência desse bioma no município, isto é, cerca de 80%.
Responsável pela avaliação e liberação de autorização de cortes/podas de árvores urbanas isoladas em solo sebastianense e, trabalhando diretamente com espécies nativas da Mata Atlântica, a bióloga explicou acreditar que levar também os conceitos de preservação do bioma e relevância da arborização urbana, dentro deste contexto,  é uma tarefa que deve ser realizada com frequência visto sua seriedade.
De acordo com ela, a Floresta Ombrófila Densa,  outro nome dado à Mata Atlântica, é uma das mais ameaçadas do planeta. “Encontrada originalmente do Piauí até o Rio Grande do Sul, restam cerca de 7% de sua cobertura original, ou seja, fragmentos acima de 100 hectares bem conservados. Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais”, explicou.
Ainda de acordo com a bióloga, apesar da degradação, a Mata Atlântica ainda é muito rica tanto em paisagem como em biodiversidade. “Suas restingas, manguezais e vários tipos de vegetação abrigam mais de 20 mil espécies de plantas, 270 espécies de mamíferos, 992 espécies de pássaros, 197 répteis, 372 anfíbios, e 350 peixes - muitos endêmicos e sob forte ameaça de extinção”, disse, acrescentando que o bioma possui ainda sete das nove bacias hidrográficas do Brasil.
Segundo informou, a atividade, que teve início pela manhã com uma palestra sobre Biodiversidade da Mata Atlântica, também levou conhecimentos básicos de arborização urbana para aproximadamente 60 alunos de 4ª e 5ª séries da EM Guiomar Aparecida da Conceição Souza, em Boiçucanga. “O tema tratado foi de suma importância, visto que essas crianças, em grande parte, moram em áreas de risco de deslizamento e enchente no município”, observou a bióloga.
Conceitos como Matas Ciliares, Áreas de Preservação Permanente, assoreamento, preservação de espécies arbóreas nativas e animais silvestres foram abordados e  os estudantes interagiram nos trabalhos. “O grupo ganhou adesivos doados pela Fundação SOS Mata Atlântica e deixou a sala de aula satisfeito; os professores também receberam exemplares da revista Horizonte Geográfico doadas pela editora, solicitadas pela divisão de Agricultura e Abastecimento”, comentou.
A segunda etapa da ação comemorativa aconteceu na Praça de Alegria, no mesmo bairro, acompanhada por alguns moradores que também colaboraram na tarefa do plantio. “No local, uma espécie arbórea seca, suprimida na semana anterior, foi substituída por três novas árvores, uma delas nativa da Mata Atlântica e muito comum no município: o Manacá-da-Serra. Esta espécie é também adequada às calçadas por não apresentar raízes agressivas”, comentou Cintia Freitas.
A diretora da escola, professores, vereador e seus assessores saíram satisfeitos com a grande quantidade de informações apresentadas de forma divertida e interativa que prendeu a atenção de todos. “Creio eu, que agora teremos novos fiscais do meio ambiente no município”, adiantou a servidora da Secretaria do Meio Ambiente, pasta que possui uma divisão de Educação Ambiental, responsável por oficinas e palestras. Serviços: Para agendamento nas oficinas e palestras, basta entrar em contato pelo telefone (12)3892-6000 ramal 223.


teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...