Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

segunda-feira, maio 27, 2013

3º Festival da Sardinha e XTerra Brazil são atrações de junho no Calendário de Eventos de Ilhabela

Em Ilhabela, turistas e moradores desfrutam de uma série de opções de entretenimento e lazer ao longo do ano. Além de seus atrativos naturais, o arquipélago apresenta um calendário de eventos com opções para todos os gostos.
Agora no mês de junho, o esporte e gastronomia estarão em alta. Vem aí o 3º Festival da Sardinha e o XTerra Brasil. “Em maio tivemos nossa tradicional Semana da Cultura Caiçara, que foi um sucesso, valorizando as tradições da cidade e proporcionando boas opções de lazer. No mês de junho, mais uma vez promoveremos o Festival da Sardinha nesta parceria com a comunidade pesqueira e receberemos esta importante competição esportiva que é o XTerra. São ações que movimentam a cidade no período de baixa temporada”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
O festival será realizado nos dias 8 e 9 de junho, sempre a partir das 13h, no Centro de Apoio aos Pescadores Artesanais, na Praia de Santa Tereza, próxima à Vila, e também nos principais restaurantes da cidade entre 7 e 22 de junho, com apoio da Associação Comercial e Industrial. 
A entidade já divulgou a participação de vários restaurantes e seus pratos: Capitano (prato siciliano com sardinhas frescas, erva doce, passas e amêndoas); Cura (sardinha escabeche ou espalmada frita); Gato Negro – Pousada do Portinho (sardinha espalmada frita com arroz branco, farofa de banana e molho acebolado); Gaudi (sardinha a espanhola - peixe a escabeche com um molho alho e óleo); Ilha Deck (Matjeshering  - sardinha marinada em pedaços, com maçã, picles e creme de leite, acompanha pão ou batatas); Max Paladar  (sardinha marinada a moda portuguesa com cebola e cenoura); Nova Iorqui (sardinha escabeche); Pescador (sardinha na brasa); Portu-Brasil (filés de sardinha assados no sal grosso e curtidos no azeite português; acompanha pão caseiro); e Skina do Pastel (pastel de sardinha).
X Terra Brazil
Um evento esportivo já conhecido na ilha e que movimenta toda a cidade é o XTerra Brazil, que este ano será realizado nos dias 22 e 23 de junho, reunindo cerca de 1,5 mil participantes. Conhecido pelas provas de corrida de aventura como a Night Run, que é disputada à noite, e a “The North Face X Terra Endurance, com o maior percurso, o evento terá ainda provas de natação em águas abertas (Swim Challenge) e o triathlon.
Ilhabela o Ano Inteiro
O Calendário de Eventos 2013, organizado pela Prefeitura de Ilhabela, traz festivais gastronômicos, grandes competições esportivas, espetáculos culturais e novidades como feira literária e festival de jazz. Em maio, o público pôde aproveitar as atrações da XIII Semana da Cultura Caiçara, que além da tradicional festividade na Vila e da Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, trouxe shows renomados como Gabriel Sater e Luiza Possi.
Entre os dias 6 e 13 de julho, a Semana Internacional de Vela, a “Rolex Ilhabela Sailing Week”, promovida pelo Yacht Club de Ilhabela, e que conta com o apoio da Prefeitura, chegará a sua 40ª edição e mais uma vez promete reunir não só os velejadores, mas seus familiares e muitos turistas que visitam a cidade no período de férias escolares. Mais de 200 veleiros participam da regata. Na sequência, de 19 a 21 de julho, a Secretaria Municipal de Esportes realiza a Semana Internacional de Vela de Monotipos.
De 18 a 20 de julho, os amantes da boa música vão se encantar com o “Petra Jazz Ilhabela Festival”. O evento traz ao ambiente praiano a música originária de Nova Orleans, Estados Unidos, do início do século 20. À beira mar, o público vai poder conferir atrações como Hamilton de Holanda Trio e César Camargo Mariano. “Entre a Semana Internacional de Vela Oceânica e a Semana de Monotipos, no mês de julho, vamos promover este super evento musical, o Festival de Jazz de Ilhabela, com grandes nomes do cenário do jazz”, salienta o secretário de Turismo, Harry Finger.
Também no mês de julho, entre os dias 6 e 14, a Secretaria da Cultura prepara a 1ª FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela. O evento promete reunir autores de publicações ligadas ao esporte de aventura, contando histórias de expedições, grandes navegações, entre outras.
Em agosto, mais um grande evento esportivo, a conhecida prova pedestre “Corpore”, além do tradicional Festival do Camarão, promovido pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura. O mês de setembro é reservado às atrações das comemorações do Aniversário da Cidade. A programação completa está no portal (www.ilhabela.sp.gov.br).


teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...