Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, setembro 04, 2012

Iniciativa visa preparar jovens para atuar no mercado de trabalho


Senac inicia curso com formação turística para alunos da rede municipal de ensino em São Sebastião

Em uma parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São José dos Campos (SP) iniciou, nesta segunda-feira 3, um curso voltado à formação turística para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino da cidade.
Com o tema “Formação Inicial para o Mercado de Trabalho – Hospitalidade, Lazer e Eventos”, a iniciativa envolve 180 estudantes e será realizado gratuitamente em quatro núcleos.
A ideia é o desenvolvimento e o aprimoramento pessoal e profissional dos adolescentes para atuarem em diversos segmentos de hospitalidade.
Para a secretária de Educação, Angela Couto, o curso é necessário para melhorar o atendimento à grande demanda de turistas e empresários no município.

De acordo com a turismóloga e coordenadora do projeto, Sabrina Moraes, o curso é de extrema importância e visa a qualificação dos jovens com muita dinâmica. “Na próxima temporada de verão, alguns desses alunos poderão, inclusive, serem aproveitados pelo trade turístico da cidade. Eles também terão oportunidade de atuar na Copa 2014 e nas Olímpiadas em 2016, cujos eventos ocorrerão no Brasil”, frisou. “Dediquem-se ao curso porque muitos jovens do País inteiro gostariam de estar no lugar de vocês. A mente de vocês será bem diferente após a conclusão do aprendizado”, enfatizou o professor do Senac, Daniel Freman.
Locais
Na Costa Sul, as aulas ocorrem na Pousada Alcatrazes, em Juquehy, e na Escola Estadual Walkir Vergani, localizada no bairro de Boiçucanga. Na área central e na Costa Norte da cidade, o curso é ministrado, respectivamente, no CIP (Centro Integrado Profissionalizante) e no Centro Comunitário do Jaraguá.
O ensino é aplicado de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, por professores do próprio Senac, os quais distribuíram um kit com material básico aos alunos (apostila, caneta, lápis, tesoura, borracha e cola).
A expectativa dos educandos é aprender tudo o que for transmitido pelo Senac. “Quero ser alguém na vida e conseguir uma posição no mercado de trabalho”, declarou Richard Kelsey de Souza, que reside em Maresias e participa do curso em Boiçucanga. “Espero sair do curso profissionalizada para atuar lá fora. A instituição de ensino tem nome e, por isso, vale a pena participar”, acrescentou Luana Baltar Alves, que estuda em Juquehy e mora na Vila Sahy, em Barra do Sahy.
O aprendizado será desenvolvido em dois módulos de 100 horas cada. No primeiro, serão abordadas as competências básicas, com marketing pessoal, comunicação, sistemas e processos organizacionais e atitudes empreendedoras. Já no segundo módulo, serão tratados as competências específicas com atendimento hoteleiro em seus diversos setores, elaboração de atividades de lazer e eventos e responsabilidade socioambiental.



Foto: Ricardo Faustino/PMSS
Além da parceria com o Senac, a Secretaria de Educação oferece o transporte e a alimentação aos estudantes.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...