Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, setembro 04, 2012

Artesãos visitam a obra em fase final do novo espaço que irão ocupar


Reunião ocupação da Praça do Artesão, em São Sebastião, define regimento da classe
Mais de 40 profissionais participaram do evento e visitaram o novo espaço

Na tarde de sexta-feira 31, cerca de 40 artesãos de São Sebastião participaram de uma reunião com a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, para a leitura do regimento que irá nortear a ocupação dos quiosques da Praça do Artesão, a ser entregue em breve, durante a inauguração da obra da segunda fase da Rua da Praia.
Para Marianita, os artesãos e seus artesanatos devem ser um cartão de visita da cidade e a Praça dará todas estas condições. “Foi construído um espaço bonito e bem estruturado para atendê-los. Agora, com o regimento poderemos decidir, democratamente, com os interessados qual a melhor maneira de ocupação do local”, explicou a secretária.
Durante a reunião os participantes puderam dar sugestões para incluir, reformular ou excluir algumas regras. A presença da presidente da Associação Sebastianense dos Artesãos e Artistas Plásticos (Asaap), Julieta dos Santos Leite, foi considerada muito importante, visto representar grande parte da classe de artesão da cidade. “Minha avaliação é totalmente positiva. É claro que teremos que acertar algumas coisas ainda, mas só de termos o regimento pronto e com a participação de todas estas pessoas já é o maior passo”, disse Julieta.  “Lutamos há mais de 25 anos por um espaço digno e com melhores condições para o nosso trabalho. Agora nós teremos. Posso dizer que esta nova instalação é um grande ganho para toda a classe, que está muito contente e ansiosa pela mudança”, revelou a presidente.
Artesãos
Com mais de 40 anos de experiência, o artesão Francisco Alberto Pedroso, mais conhecido como Português, trabalha na Rua da Praia há pelo menos 20 anos. Para ele, a Praça do Artesão traz muito mais do que uma mudança de espaço. “Eu gostei muito da reunião pela democracia com que foi realizada, pois todos puderam ser ouvidos. E nada melhor do que nós mesmos falarmos das nossas dificuldades. E com relação ao novo local, estou com uma expectativa de que será para melhor”, avaliou.


A artesã Janice Aparecida Teixeira Borges, também aprovou a ação da Prefeitura. “Achei tudo ótimo. Precisávamos disto há muitos anos e só agora pensaram em nós. Fomos ouvidos e teremos um belo local de trabalho”, disse Janice, que trabalha com objetos feitos com conchas, escamas de peixe, palha de milho e outros elementos da natureza. “Vamos mudar radicalmente. O novo espaço por si só já atrai os olhares das pessoas. Minha expectativa são as melhores possíveis, pois acho que isto fará com que mais gente circule pelo local e acabe comprando mais os nossos artesanatos”, acrescentou o também artesão, Venino Moreira, que atua no ramo há 20 anos com peças feitas em madeira.  



Foto: Milton Fagundes /PMSS

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...