Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, julho 31, 2012

Semam de São Sebastião consegue licenciamento por EIA-Rima para a ampliação do novo píer da Petrobras


A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou na semana passada, por meio de nota oficial à Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, que a continuidade do processo de licenciamento da ampliação do píer do Terminal Aquaviário de São Sebastião ocorrerá por meio de um Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA.

Até então, este licenciamento estava sendo realizado pelo RAP (Relatório Ambiental Preliminar) que, segundo ambientalistas, não era satisfatório. “O RAP é simples demais para a grandiosidade do empreendimento”, destaca o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego.

O ofício, encaminhado ao secretário da pasta por meio do Departamento de Avaliação Ambiental e Empreendimentos, destaca que foi emitido o parecer técnico Cetesb 285/12/IE, que apontou a continuidade do processo de licenciamento do empreendimento por meio EIA-RIMA.

Além disto, conforme a notificação, todas as considerações vindas da Secretaria de Meio Ambiente da cidade serão avaliadas pela equipe técnica deste departamento quando for emitido o Termo de Referência para elaboração dos estudos e relatórios. O documento ainda afirma que após a protocolização do EIA/RIMA por meio da Petrobrás, em substituição ao RAP, serão agendadas as audiências públicas previstas no licenciamento ambiental.

Para Hipólito, esta foi uma grande conquista da Semam e do Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento), pelos quais o assunto foi bem debatido e questionado. “Considero isto uma vitória da secretaria e do Comdurb, porque lá deliberamos que teríamos de fazer audiências públicas em São Sebastião e elas ocorreram. Foi quando todos concordaram que este licenciamento não poderia mesmo ser por RAP”, explica o secretário.

Ainda segundo Hipólito, a ampliação do píer, que já está em reforma por meio da Petrobras, prevê a abertura de aproximadamente mais 1700 metros dentro do canal, o que permitirá a atracação de mais dois navios. 

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...