Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, julho 31, 2012

Jovens da igreja católica promovem gincana “Desafios – Superando Limites” em Ilhabela


O projeto “Desperta-te Jovem 2012” idealizado pela equipe da juventude da igreja católica de Ilhabela promoveu no último domingo (29/7) a 3ª etapa da gincana “Desafios – Superando Limites”, no Ginásio de Esportes, no Itaquanduba com a apresentação de vídeos de conscientização e atividades eportivas.

Movidos pela competição, os adolescentes e jovens estão descobrindo a importância do trabalho em equipe e aprendendo que podem fazer a diferença. “Estamos conhecendo pessoas do nosso próprio bairro que antes não tínhamos contato e vendo de perto o que está acontecendo na nossa cidade. Os jovens estão percebendo que podem mudar a realidade”, destacou Luan Nunes, de 16 anos. O estudante do 3º ano do ensino médio fez questão de dividir com seus colegas a experiência que teve na visita ao Hospital Municipal “Mário Covas Júnior”, uma das tarefas do projeto. “Eu gostei muito, eles recebem esse carinho de tal forma que é muito bom. Levei o violão e tocamos uma música para os pacientes”, lembrou Luan que pensa em seguir a carreira de dentista.

A Gincana teve início em maio e os encontros gerais acontecem no último domingo de cada mês. Nessas reuniões são realizadas várias atividades como a Caça ao Tesouro que aconteceu na Vila, sempre valendo pontuação. Durante o encontro as equipes também ficam sabendo os desafios para o próximo mês que na maioria das vezes são sociais, como o cadastramento de animais para castração, em parceria com a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Ilhabela e a Associação Protetora dos Animais de Ilhabela - APAILHA.

Os participantes foram divididos em três equipes que são formadas por pessoas com idade entre 11 e 32 anos. São elas: Ita Ita (Itaquanduba, Itaguassú, Saco da Capela, Centro e Norte da ilha); Jovens em Ação (Perequê, Cocaia, Costa Bela, Água Branca e Reino) e Cherry Bomb (Barra Velha e Sul da ilha).

Apesar de ser um evento realizado pela igreja católica, ele é aberto para jovens de qualquer denominação religiosa. O objetivo é que no próximo ano este movimento seja expandido, atingindo cada vez mais jovens.

Vídeos de Conscientização

O desafio do mês de julho foi preparar um vídeo de conscientização sobre os temas “Drogas Lícitas e Ilícitas”, “Gravidez Precoce”  e “Lixo”. Os jovens deram um show de criatividade e superaram limites. As produções retrataram os conflitos e problemáticas que envolvem esses temas, propondo algumas soluções. Para a professora de Artes, Ronicleia Santana, 24 anos, uma das coordenadoras, o resultado foi além das expectativas. “Eles estão bastante empenhados e aos poucos estamos conseguindo juntar um grupo grande. Muitas vezes eles pensam que só porque é promovido pela igreja será monótono. Queremos fazer esse projeto virar anual e juntar não só a igreja católica, mas ser ecumênico”, explicou. A coordenação da Juventude Católica da Paróquia Nossa Senhora D’Ájuda ainda conta com Sérgio Mendes, 25 anos, formado em Ciências da Computação; Ednéia  Brasil, 27 anos – secretária e Fabrício Mendes, 24 anos – tesoureiro. A 3ª etapa contou com a presença do pároco de Ilhabela, Pe. Daniel de Santo Inácio. Ao final da gincana o grupo vencedor será presenteado com uma viagem. O destino ainda não foi divulgado.

Fotos: Fabrício Mendes

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...