Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, dezembro 08, 2009

‘Arte Francesa’ é destaque na obras de Clarice Santos, na Casa da Cultura

Enquanto isso, no Forte São João, continua aberta ao público a V Mostra de Arte Postal. Ambas as exposições podem ser visitadas até domingo (13)


A artista plástica Clarice Santos mostra sua obra, na Casa da Cultura de Bertioga, em exposição intitulada ‘Arte Francesa’ – uma técnica de modelagem em papel, que a partir de sobreposição de gravuras, transforma a imagem em outra, com relevo e profundidade.

A exposição, do delicado trabalho da artista, estará aberta até o próximo domingo (13) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; sábado, das 18 às 21 horas; e domingo, das 14 ás 18 horas


Forte São João – Paralela à Casa da Cultura, continua em exposição, no interior do Forte São João, a V Mostra Internacional de Arte Postal, sob o tema ‘Paz – Não Violência, aberta ao público todos os dias, das 9 às 17 horas. A mostra tem como curadora a artista plástica Iramar Penteado. As obras também ficarão expostas no local até domingo (13).

A arte postal se movimenta numa rede de cartas, onde há trocas de fotografias, selos, carimbos, objetos, colagens postais e envelopes. A prática desse tipo de arte remonta aos artistas do modernismo e seus diferentes movimentos, cada qual participando das propostas dos seus próprios grupos, formando suas próprias circularidades, redes de interlocutores e intercessores.


Durante os anos 60 a arte postal foi uma manifestação apenas entre artistas que se conheciam. Durante os anos 70 houve uma abertura a quem estivesse interessado em fazer arte, período de muitas publicações especializadas, que se espalharam pelo mundo e exibições.


A partir de 1980 as instituições públicas como os museus e as universidades começaram a valorizar a arte postal e assim ela começou a fazer parte de bienais e museus reconhecidos. Nas universidades os projetos ganharam força e incentivos, ressaltando o caráter público das instituições que possibilitavam a garantia da não comercialização da arte, condição primordial aos arte-postalistas.


Nos anos 90, a arte postal começou seus diálogos com as novas mídias e foi na internet que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentações, abrindo novas poéticas, novos canais de participação, mobilização e divulgação da arte postal

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...