Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Prefeitura propõe parceria com Sabesp para implantar saneamento básico nas ZEIS


Foto: Divulgação/PMC

Continuidade das obras referentes às Estações de Tratamento de Esgoto na Costa Sul, além da Estação de Tratamento de Água, também foi questionada pelo secretário de Obras e Planejamento em reunião com representantes da estatal



Durante encontro realizado em Caraguatatuba, no último sábado (23/2), o secretário de Obras e Planejamento da Prefeitura de São Sebastião, Thales Carlini, que representou o prefeito Dr. Juan Garcia, propôs aos representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) parceria com a administração visando à implantação de saneamento básico nos Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS).

Segundo Carlini, a administração poderia implantar a rede de esgoto e a estatal construir as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), semelhante ao que aconteceu na Vila Sahy, um núcleo congelado que foi transformado em ZEIS, onde a melhoria foi executada por meio de convênio entre Prefeitura e a Sociedade Amigos da Barra do Sahy, localizada na Costa Sul do município.

A reunião contou com a presença do presidente da estatal, Gesner Oliveira, da secretária estadual de Minas e Energia, Dilma Pena, do diretor de sistemas regionais da empresa, Umberto Semeghini, do superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Felipe Costa, do deputado estadual Mozart Russomano, prefeitos de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, entre outros profissionais que atuam na região.

Na ocasião, o secretário também falou sobre o congelamento das áreas irregulares existentes em São Sebastião que foi aplicado pela Prefeitura para conter o crescimento desordenado no município. Tais locais poderão receber serviços de infraestrutura, como energia elétrica, iluminação pública, pavimentação, saneamento básico, dentre outros, após serem decretados como ZEIS.

A secretária de Minas e Energia considerou a proposta útil, mas declarou que a Sabesp terá de incluir as áreas decretadas como ZEIS em seu plano diretor, o que já foi solicitado ao superintendente do Litoral Norte, para realização de análise e estudos referentes aos serviços de saneamento básico.

Carlini questionou, ainda, a continuidade das construções das ETE’s localizadas nos bairros Paúba, Maresias, Barra do Una e Engenho e Baleia e Sahy, na Costa Sul da cidade. De acordo com a Sabesp, a obra em Paúba será reiniciada até outubro de 2008. A ETE da Baleia e Sahy será licitada até junho de 2008, com previsão para os serviços serem iniciados em dezembro de 2008. Já a ETE de Maresias deve começar a ser construída em agosto de 2009.



Água
O secretário Thales Carlini aproveitou a ocasião para indagar como está a situação da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro de Barra do Una, também na região sul do município, que é abastecida pelo rio Ribeirão Cristina. Ele explica que a ETA deve ter prioridade para entrar em funcionamento porque vários bairros serão beneficiados com água potável.

Segundo a Sabesp, o local onde está edificada a ETA é uma Área de Preservação Permanente (APP) e se encontra em litígio junto a Justiça Federal. A estatal informou que o laudo da perícia ambiental realizada na área foi favorável a Sabesp porque se constatou que não houve danos ambientais no local. Uma nova perícia foi solicitada pela Justiça para que sejam analisados os fatos inerentes a edificação da ETA.

Para Carlini, a reunião foi positiva. “A Sabesp está procurando descentralizar seu poder e se aproximar das cidades do Litoral Norte de São Paulo. A descentralização pode beneficiar as ações, que devem acontecer mais rapidamente porque a estatal está vendo os problemas de perto e assim tomar atitudes em relação ao saneamento básico da região, que é precário”, avalia o secretário.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...