Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, janeiro 16, 2008

População de São Sebastião pode ficar tranqüila com relação à febre amarela

Ficar tranqüila. Esta foi a afirmação do prefeito Dr. Juan Garcia à população de São Sebastião durante entrevista concedida nesta quarta-feira (16/1) à Rádio Costa Sul FM, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul do município. “Não há registro de casos na cidade há muito tempo. Qualquer indício sobre a situação a Prefeitura será a primeira a comunicar. Por enquanto, não existe nenhuma sinalização de alerta para a região”, disse. A recomendação foi devido ao questionamento de um ouvinte em relação à situação.

Em caso de dúvidas, o prefeito orientou as pessoas a procurarem a Unidade de Saúde mais próxima de suas casas ou se dirigirem à Secretaria de Saúde (Sesau), localizada no Centro, para esclarecer a real situação com a Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a Sesau, a vacinação contra a febre amarela continua sendo apenas para aqueles que vão viajar para as regiões Norte e Centro-Oeste ou aquelas onde houve confirmação de casos suspeitos. A vacina, no entanto, precisa ser aplicada com 10 dias de antecedência para imunizar a pessoa com relação à moléstia.

A Vigilância Epidemiologia ressalta, ainda, que o município segue normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde e, por isso, não existe ordem para a realização de uma campanha de vacinação até porque o Estado não está enviando doses extras.

Ainda durante a entrevista, o prefeito dirimiu dúvidas relacionadas a algumas áreas, como o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o sistema de água, a coleta de lixo, a taxa de Bombeiros, a iluminação pública, cursos, a infra-estrutura no esporte, a questão dos moradores da Vila Tropicanga, que foi transformada em Zona de Especial Interesse Social, dentre outros.

Com relação ao IPTU, por exemplo, Garcia afirmou que o tributo não sofreu nenhum aumento em seu governo, mas reajuste pelos índices do governo federal por orientação do Tribunal de Contas (TC). A não aplicação do ajuste é considerada pelo TC como renúncia de receita e caracterizada como crime. Para ele, o valor do IPTU está em um nível que não se admite aumento. “O que pode ter acontecido em alguns casos são erros na emissão de carnês. O contribuinte deve registrar a queixa para reverter a situação. Aumento é acima do reajuste. Se o índice for de 2% e é aplicado 12% teríamos um aumento de 10%”, explica.

Ele também frisou que todo o município tem recebido benfeitorias em decorrência da cobrança do IPTU. “As melhorias são feitas com endereço coletivo e não individual. A Costa Sul pode se orgulhar dos investimentos feitos e dos que ainda estão por vir para a região”.

Quanto ao sistema de água, que há vários dias tem levado água “barrenta” aos moradores de Boiçucanga, o prefeito declarou que o serviço compete à Sabesp e que a administração municipal entrou em contato com a presidência da empresa para procurar sanar o problema. “A promessa é de que até 2009 sejam investidos R$ 119 milhões na captação de água e Boiçucanga será um dos locais contemplados”, informa o prefeito.

Sobre o lixo, Dr. Juan pediu compreensão à população porque na temporada de verão o número de habitantes praticamente quadruplica e o serviço acaba sendo afetado devido à falta de equipamento suficiente e trabalhadores. Entretanto, ele orientou aos munícipes que informem onde está havendo problemas para que a Prefeitura possa tomar as providências necessárias e evitar transtornos.

No que se refere à taxa de Bombeiros, o prefeito declarou que o caso está na Justiça e que, enquanto a ação não for sentenciada, o dinheiro pago não será devolvido ao contribuinte. A criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na Costa Sul, segundo ele, será feita com ou sem a taxa. A questão é que, caso a taxa seja considerada ilegal, o recurso terá de ser remanejado de outras áreas, que também são prioritárias.

Já em relação aos cursos, o prefeito informou que o Centro Integrado Profissionalizante (CIP), que antes funcionava no Centro, está instalado no bairro de Boiçucanga para oferecer treinamento nas áreas que tiverem demanda e que forem compatíveis com a região.

O prefeito Dr. Juan também anunciou que a primeira fase da obra da Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, deve começar a partir da próxima semana. No local, que fica em frente ao Pronto Socorro e os pavilhões, será construída uma pista de skate de 1.122 metros quadrados para atender os adeptos do esporte. A pista será a segunda maior do município.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...