Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Guarda-Vidas orientam e protegem banhistas em São Sebastião




Fotos: Gustavo Nascimento/PMSS
Durante a temporada de verão, 30 guarda-vidas temporários do 17° Grupamento de Corpo de Bombeiros, o Salvamar Paulista, trabalham nas praias de São Sebastião com orientação e proteção de banhistas.

Equipados com flutuadores e nadadeiras, os guarda-vidas trabalham com a prevenção, através da educação, e entram em cena, principalmente, em épocas de feriado, onde efetuam resgates todos os dias.

De acordo com o soldado Eduardo Santos, apesar do trabalho de orientação, muitos veranistas ainda desrespeitam os conselhos passados e os avisos das placas de sinalização. “A praia pode parecer tranqüila, mas esconde perigos como as correntezas, que levam muitas pessoas para o mar adentro. Por isso, preferimos a prevenção, pois acreditamos que ela é a nossa melhor arma”, explica.

Segundo o guarda-vida, a parceria com os surfistas contribui para que o número de resgates diminua na cidade. “Muitas vezes eles nos avisam sobre afogamentos e problemas no mar. Sem dúvida, eles são um dos nossos principais aliados nesse trabalho”.

Anselmo Ferreira, 47 anos, que pratica a modalidade há 35 anos, concorda com a afirmação. “Por natureza, o surfista também é um guarda-vida, tanto que, após essa união, os instrutores têm de fazer cursos que o tornem aptos para realizar procedimentos de salvamento”, destaca.

Contratados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo (Segov), para atuar até o dia 24 de março, os guarda-vidas temporários trabalham 40 horas semanais e tem uma renda mensal de R$500, com direito a vales transporte e refeição.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...