Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Ciama pede doação de vidros para o Banco de Leite


Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), órgão ligado a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, pede a colaboração da população para que doem vidros para o Banco de Leite da cidade. O apelo é feito para que sejam doados vidros de maionese e nescafé de 200 e 500 ml com tampa plástica.

De acordo com a coordenadora do Ciama, Carla Bruço, no ano passado o Ciama recebeu 200 doadoras e coletou cerca de 450 litros de leite. “É importante que todos participem, pois além de estarem ajudando o Ciama também colaboram com o lixo reciclável no município.”

Mas a funcionária também faz um alerta quanto à coleta do leite. Segundo ela, em 2007, apenas 290 litros foram aproveitados de todo o leite coletado, beneficiando assim 216 bebês. “É uma pena a quantidade de leite que perdemos devido à falta de conhecimento de algumas mães com relação aos cuidados para a coleta do leite.”

Pode doar, toda mulher lactante saudável, com excesso de leite e que não esteja usando medicamentos que impeçam a doação, deve ter alguns cuidados essenciais na hora de retirar o líquido, como lavar bem as mãos e colocar touca e máscara. Os seios devem ser lavados apenas com água antes de iniciar a coleta e o pote de vidro deve estar previamente esterilizado, entre outros. “O Ciama auxilia as possíveis doadoras tanto na coleta quanto na retirada do leite coletado nas residências”, afirma Carla.

As coletas residenciais acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras. O Ciama fica localizado no Centro de Saúde da Topolândia, na rua Antônio Pereira da Silva, 280.

Informações pelo telefone (12) 3892-5381.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...