Duplas de diversas cidades disputam a prova na Praia Martim de Sá
O 1º Open Litoral Norte de Beach Tennis movimenta as areias da Martim de Sá, neste sábado e domingo (19 e 20), a partir das 9h, com a participação de 54 duplas de cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Grande São Paulo e da Região de Campinas. Os atletas de ambos os sexos disputam nas categorias A, B, Mista e Máster (acima de 45 anos), além do torneio de Simples.
No sábado (19), os tenistas competem na fase classificatória do campeonato. O domingo (20) será marcado pelas partidas semifinais e finais.
O 1º Open Litoral Norte de Beach Tennis é organizado pela MT Run Assessoria Multiesportiva e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes.
História
O Beach Tennis (Tênis de Praia) surgiu na província de Ravenna, na Itália, com a criação da IFBT - International Federation of Beach Tennis – (Federação Internacional de Beach Tennis), em 1997.
Já na Década de 70, em alguns clubes de praia Romagna (província de Ravenna), os jogadores começaram a brincar com pás, uma evolução do tambor de praia (tamboréu). O esporte foi jogado inicialmente com uma rede elevada mais similar ao voleibol de praia. Então, depois de alguns anos, a rede foi reduzida para a altura de 1,70 metros, a fim de aumentar a velocidade e a emoção do jogo.
Atualmente, este esporte que mistura tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 1 milhão praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais. Chegou às praias do Rio de Janeiro em 2008, e se expande rapidamente para outras regiões do Brasil.
A Federação Internacional de Beach Tennis organiza e regulamenta as regras do esporte. No Brasil, o esporte é coordenado pela da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT).