Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, novembro 06, 2013

Sebrae participa do desenvolvimento de São Sebastião

 
Até outubro, entidade já havia feito 80% dos atendimentos do ano anterior
 
Criado para diminuir a taxa de mortalidade dos microempreendedores individuais, das micro e pequenas empresas; idealizado para fomentar o empreendedorismo como alternativa para a geração de renda nas famílias mais carentes; formulado para contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos municípios, além de orientar a formalização das empresas, o Sebrae é o braço direito daqueles dotados de grandes ideias, mas sem conhecimento ou experiência na gerência dos negócios.
Em São Sebastião, assim como em todo o Litoral Norte e Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a função do Sebrae é a de orientar, auxiliar e indicar o caminho certo do empreendedor. Através de convênio com a Sectur (Secretaria  de Cultura e Turismo) o Sebrae montou um PAE (Posto de Assistência ao Empreendedor) que apoia com cursos e palestras o comerciante e prestador de serviço local na difícil tarefa de sobreviver as agruras do mercado.
Os números comprovam o sucesso do Sebrae em solo sebastianense e a supremacia da cidade na região. Com relação ao Vale do Paraíba a cidade com maior número de empresas é Taubaté, com 8.179 unidades e 5.153 atendimentos, representando 60% de atendimentos em relação ao número de empresas. Já em Jacareí acontece o inverso. Com 5.251 empresas foram feitos 5.676 atendimentos, mostrando que todas as empresas solicitaram atendimento mais 10% do seu total.
Cidade registra volume maior em atendimento
No Litoral Norte, São Sebastião registra o maior volume em atendimento pelo Sebrae.
Caraguatatuba tem o maior número de empresas, 3.977, porém, o pior desempenho, com apenas 785 atendimentos, ou seja aproximadamente 15% das empresas solicitaram atendimento. Ubatuba caminhou no mesmo sentido. Com 3.221 empresas teve apenas 438 atendimentos até o presente momento, com índices também na casa dos 15%. Ilhabela mostra uma boa performance, pois com as suas 1.059 empresas fez 1.208 atendimentos. Embora São Sebastião detenha o terceiro lugar em número de empresas (3.095) foram registrados até o momento 2.645 atendimentos. Em termos de porcentagem os números são inferiores a Ilhabela, porém pela quantidade de empresas, o município mostra um maior interesse nos conselhos e conhecimento transmitidos pelo Sebrae.
Efetivado em maio de 2010, o Sebrae, instalado no Centro Histórico da cidade, tem aumentado ano após ano o seu número de atendimentos. Nos sete meses de 2010 foram apenas 397 atendimentos, sendo 309 de pessoas físicas e 88 de jurídicas. No ano seguinte foram 2.514 atendimentos, sendo 1.145 pessoas físicas e 1.369 de pessoas jurídicas, com aumento de mais de 700% com relação ao ano anterior. Em 2012 o aumento foi pequeno, entretanto, representativo em termos de mercado, com 30% e assim distribuído: 1.249 atendimentos para pessoa física e 2.064 para pessoa jurídica, num total de 3.313 atendimentos, o maior dos últimos anos. Até outubro deste ano foram 2.645 atendimentos, ou seja, 80% dos atendimentos de 2012 faltando dois meses para encerrar o ano.
A entidade realiza os atendimentos em posto próprio, bem como na Videoteca Municipal, na OAB e na Associação Comercial, seja de forma individual ou coletiva. Quanto as capacitações, são feitas pela Empretec, Aprender a Empreender, Projeto Negócio a Negócio, Seminário de Meios de Hospedagem, Workshop de Gestão Financeira, Alô Sebrae, dentre outros.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...