Alunosda escola municipal daTopolândia,região central de São Sebastião, recebeu na manhã de hoje (7) uma apresentação técnica sobre o equipamento de medição de ar que será instalado na escola para realizar a leitura da qualidade atmosférica, parte do estudo que está sendo feito na área contaminada do bairro do Itatinga.Foram selecionados representantes de cada classe para participar da apresentação.
De acordo com Débora Puertas, coordenadora de Sáude da escola, eles terão a responsabilidade de disseminar a informação para os demais colegas e também para a família e para a comunidade em que vivem.
“É por meio destas ações que os alunos também poderão conhecer e aprender mais sobre tudo que está acontecendo, além de levar estas informações aos colegas, familiares e comunidade, abrindo um leque de oportunidade para compreensão do assunto e suas etapas de atividade.”, destacou.
A exposição foi realizada pela Petrobras, por meio da empresa EssencisPrameq (responsável pelo equipamento e pela medição),em parceria com as secretarias da Educação e da Saúde da cidade e em conjunto com a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
Dois dispositivos específicos serão instalados nas dependências da escola por 12 dias e farão a medição durante 24h/dia com duas leituras diárias.Tais leituras serão levadas para laboratório e farão parte da elaboração de um relatório deste período, juntamente com os dados colhidos de outros três equipamentos instalados na área de trabalho do Itatinga e um quarto na estação de tratamento da Sabesp.
O início deste período de avaliação do ar ainda depende da decisão da promotoria responsável pelo caso da área contaminada do Itatinga.
Este trabalho faz parte do plano de amostragem solicitado pelo municipioe que tem como objetivo zelar pela saúde das pessoas que moram ou trabalham no entorno do terreno contaminado, afim de que a obra de remediação do local, de responsabilidade da Petrobras, possa ser realizada da forma mais segura possível, sem causar nenhum dano a comunidade.
A explanação feita pela técnica da EssencisPrameq, Luciana Santos, e pelo coordenador de meio ambiente da Petrobras, Osvaldo Rocha Junior, procurou levar aos estudantes informações sobre o que será feito e de como funciona o equipamento. Além das explicações, a empresa responsável pela medição se colocou a disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre este processo.
A técnica ambiental da Cetesb em São Sebastião, Érica de Siqueira, informou que todo o material referente ao caso desta área está disponível para consulta pública, podendo inclusive servir de apoio para trabalhos escolares sobre o assunto.
Foto: Munir El Hoje | PMSS





