
O evento reuniu no Palácio do Governo, além do governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual do Trabalho Carlos André Ortiz, o diretor estadual do Trabalho Antônio Mendonça, agentes de crédito das agências do Banco do Povo Paulista entre outras autoridades municipais e estaduais.
Na ocasião, os agentes de crédito do Banco do Povo receberam homenagens representando as unidades que mais concederam créditos no Estado de São Paulo.
O Banco do Povo de São Sebastião ainda não foi contemplado com essa homenagem, porém, caminha neste sentido e está à disposição daqueles que tenham interesse em fazer uso das vantagens que o banco oferece para ajuda-los a crescer nos negócios gerando sua própria renda, quer sejam da economia informal ou pequeno empresário.
O que é
O Banco do Povo é um programa de micro-crédito para pequenos empreendedores. Desenvolvido pela Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) em parceria com as Prefeituras, tem por objetivo promover a geração de emprego e renda aos pequenos empreendedores, por meio de concessão de empréstimos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, formais ou não.
Toda pessoa que trabalha por conta própria (microempreendedor) formalizado ou não, que necessita de recursos para investir em seu negócio pode usufruir do órgão. Ou seja, empreendedores informais e formais.
Entre os empreendedores informais estão os salgadeiros, doceiros, pipoqueiros, costureiros, jardineiros, chaveiros, vendedores (Natura, Avon, Hermes e etc), sacoleiros, ambulantes em geral, cabeleireiros, manicures, pedicures/podólogos, esteticistas, eletricistas, marceneiros e bordadeiras.
Já entre os empreendedores formais estão dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, professores em geral, contadores, associações cooperativas e comércio em geral.
Aprovação
Para se obter aprovação do empréstimo é necessário ao interessado desenvolver atividade produtiva (formal ou informal) no município, ser pessoa física, residir ou ter negócio há mais de dois anos no município, ter faturamento bruto de até R$ 360.000,00/ano e não possuir restrições cadastrais no SPC/Serasa.
Alguns documentos são necessários para que o empréstimo seja concluído. Para as empresas registradas é preciso apresentação do contrato social e alterações, cartão CNPJ, cartão de inscrição estadual, cartão de inscrição municipal, RG e CPF dos sócios e dos cônjuges, comprovante atual de residência dos sócios e um orçamento do bem a ser financiado.
Para quem trabalha por conta própria (negócios não registrados), RG e CPF dos sócios e dos cônjuges, comprovante atual de residência dos sócios e dos cônjuges e um orçamento do bem a ser financiado. Já para os avalistas, RG e CPF dos avalistas e do cônjuge, comprovante atual de residência, declaração de capacidade de pagamento (modelo padrão) e certidão de casamento.
Serviço: Outras informações podem ser encontradas na página inicial do site oficial da Prefeitura: www.saosebastiao.sp.gov.br
Foto: Divulgação