Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, agosto 01, 2012

Samu: São Sebastião forma 1ª turma do Protocolo Nacional em Suporte Básico de Vida do Litoral Paulista e Vale do Paraíba


Doze profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que participaram do curso de SBV (Suporte Básico de Vida), baseado no protocolo do Ministério da Saúde, organizado e aplicado pelo Haoc (Hospital Alemão Oswaldo Cruz), receberam o certificado nesta quarta-feira 1, no gabinete da Administração Municipal.
Esta foi a primeira turma no curso e a primeira a se formar no litoral do estado de São Paulo e região do Vale do Paraíba. No total o grupo foi composto de 41 alunos, entre auxiliares de enfermagem e condutores, e cumpriu uma carga horária de 220 horas durante seis meses. Participaram do curso 12 profissionais de São Sebastião, 11 de Caraguatatuba, dez de Ilhabela e oito de Ubatuba.
No currículo do curso de SBV estão inclusos temas como biossegurança e segurança da cena; emergências pediátricas e neonatais; emergências clínicas e obstetrícias; acidentes com múltiplas vítimas; técnicas básicas de salvamento e resgate; emergências clínicas neurológicas; equidade em saúde; população em situação de rua; gestão de qualidade e suporte básico de vida; transporte médico aéreo, aquático e terrestre (noções); emergências metabólicas, respiratórias e toxicológicas; emergências clínicas cardiológicas; emergências psiquiátricas e mais três módulos de trauma e emergências cirúrgicas.
As aulas foram aplicadas duas vezes por semana e em período integral, sendo um dia para as turmas de São Sebastião e Ilhabela, ministradas nas dependências da Fass (Faculdade de São Sebastião), e outro dia para as turmas de Caraguatatuba e Ubatuba, ministradas no Centro Universitário Módulo.
Os alunos também contaram com a colaboração da ETS (Escola Técnica de Saúde), que cedeu o laboratório de enfermagem. O material didático foi totalmente fornecido pelo Haoc e pelo Ministério da Saúde, através do portal eletrônico específico na internet, aplicado pelo técnico de enfermagem Fábio Luiz Silva e pela enfermeira Maria Antônia Barbosa, que também supervisionou o curso.
De acordo com André Luís da Silva Leandro, coordenador do Comitê Gestor de Atenção às Urgências do Litoral Norte, a importância deste treinamento é que ele protocola o atendimento de maneira uniforme no Litoral Norte, melhorando a qualidade e dando segurança aos profissionais que atuam na área. “O curso trouxe novos conhecimentos, acrescentando informações atualizadas por meio do acesso ao protocolo nacional, o que significa uma importante conquista para os profissionais envolvidos e para toda a população da região”, completou Fábio Silva.
A segunda turma de Suporte Básico de Vida, com mais 40 profissionais, já está em curso, com término agora em agosto, e a terceira terá início em outubro. Outra capacitação recebida pelo Samu é o curso SAV (Suporte Avançado de Vida), destinado a médicos e enfermeiros, além da nova turma de regulação médica.

Até o final de 2012 toda a equipe do Samu do Litoral Norte estará devidamente certificada no mais recente protocolo do Ministério da Saúde, a ser aplicado em todo o território nacional que utiliza este serviço.


Foto: Halsey Madeira/PMSS

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...