Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, novembro 25, 2010

São Sebastião participa do Seminário Gestão de Patrimônio no Mercosul

Com as presenças de representantes dos países da América do Sul, e representante da Prefeitura de São Sebastião, teve inicio, nesta segunda-feira (22), o Seminário de Gestão de Patrimônio no Mercosul, na cidade do Rio de Janeiro.
O Seminário acontece até o dia 27 de novembro, na sede do Centro Lúcio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, e pretende reunir cerca de 300 participantes, sendo a primeira atividade desenvolvida pelo Centro.
Representando a Prefeitura de São Sebastião, participa do evento a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Rosângela Dias da Ressurreição.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando Almeida, destacou a importância de ampliar as estratégias de interlocução com outros agentes do patrimônio, através da cooperação internacional. “Sistematizar conhecimentos e experiências em patrimônio é uma das funções do Iphan desde a sua formação. Agora, através da parceria com o Centro do Patrimônio Mundial, vamos ter a oportunidade de ampliar esta missão aos países da África e América Latina, de línguas portuguesa e espanhola. O fundamental é que a sociedade tenha políticas eficazes para a preservação de seus patrimônios”, afirma.
Criado em julho deste ano, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio
Mundial, realizada em Brasília, o Centro tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul e de língua portuguesa na África e na Ásia.
O Seminário contará ainda, com três eixos temáticos: gestão de sítios naturais; sítios arqueológicos; e sítios urbanos. O público será formado, principalmente, pelos dirigentes dos órgãos culturais dos países da América do Sul, técnicos do Iphan, gestores públicos estaduais e municipais, ligados à área do patrimônio e a comunidade acadêmica.
Este evento é uma ação voltada para o intercâmbio e reflexão de experiências de gestão do patrimônio nos países do Mercosul, por meio da apresentação de painéis e comunicações.
A realização do Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul é do Instituto Brasileiro do Patrimônio Artístico e Cultura/MinC, através do Centro Lucio Costa, em parceria com o Instituto Chico Mendes/MMA, Agência Brasileira de Cooperação /MRE e da Unesco.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...