Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, novembro 17, 2010

Dia Nacional de Combate à Tuberculose tem programação extensa em São Sebastião.



Nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Para isso, a Prefeitura de São Sebastião preparou uma grande programação de atividades para alertar a população da importância na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde mundial e exige o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

Região central
Segundo a Secretaria da Saúde (Sesau), neste dia 17, às 9h, uma barraca com atividades educativas e palestras será montada na praça da Praia do Arrastão.

A Igreja Católica do Pontal da Cruz recebe palestra para o grupo de hipertensos no dia 18, às 9h. Já no dia 19, é a vez do grupo de obesos participar da palestra, às 14h, também na igreja.

Já a unidade da Olaria realiza até o dia 19 atividades educativas na sala de espera da unidade. No dia 17, às 9h, tem palestra e distribuição de panfletos junto ao “Bar da Anita”. Nos dias 18 e 19, serão dadas orientações e distribuição de panfletos junto ao “Bar do Carlinhos” (dia 18) e ao Bar Palmeiras (19), ambos às 14h.

A unidade Itatinga II dará orientações na sala de espera da unidade até o dia 19 e também prepara atividades de busca ativa na comunidade.

Costa Sul
No dia 17, a unidade de Barra do Sahy fará panfletagem com orientações aos moradores da Vila Sahy, às 10h. Os jogadores de futebol da Praia da Baleia também serão contemplados com orientações no dia 18, às 17h30.

A equipe do posto de Boracéia faz a busca ativa e dá orientações no comércio de Boracéia II no dia 17, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Costa Norte
A equipe da unidade da Enseada I trará atividades educativas no próprio posto, durante a manhã do dia 17.

A doença
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.

Busca de sintomáticos
A busca ativa de sintomáticos respiratórios, que segue até o dia 19, é a atividade de saúde pública orientada a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando à descoberta dos casos bacilíferos. O objetivo da busca ativa é interromper a cadeia de transmissão e reduzir a incidência da doença.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...