Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

sábado, março 01, 2008

Prefeitura de São Sebastião oferece aulas de hidroginástica para grávidas

A partir desta semana, as mulheres sebastianenses contam com mais uma atividade: aulas de hidroginástica para grávidas. A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, às 17h15, na piscina do Clube Portal da Olaria, no bairro homônimo, e para participar é só comparecer ao local munido de atestado com liberação para a prática do exercício, assinado por um médico obstetra, procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), localizado no Centro de Saúde "Josiane Pereira de Jesus", na Topolândia.

De acordo com o professor Adilson Roberto Doretto, responsável pelas aulas, a hidroginástica proporciona inúmeros benefícios às gestantes, como a melhora da circulação, o que conseqüentemente leva mais proteína ao feto e a diminuição das dores nas costas, incômodo freqüente durante a gravidez, entre outros, além do contato com a água, importante benefício para o bebê em formação.

Geralmente o exercício é indicado para grávidas a partir do terceiro mês de gestação, porém para mulheres ativas, que costumam praticar atividade física regularmente, as aulas podem ser freqüentadas desde o início da gravidez. "Muitas vezes as mulheres praticam exercícios sem saber que estão grávidas sem problema algum. Isso varia de um organismo para outro, por isso pedimos o atestado do obstetra", explica o professor.

Entre as alunas, a empolgação é geral. Marta Marcondes, 44 anos, reside no Canto do Mar e está no oitavo mês da gravidez da sua primeira filha. Agora que sabe se tratar de uma menina, a preocupação maior é com a escolha do nome já que se sente muito bem com as aulas de hidro. "A médica disse que é importante para influenciar o parto normal, e é por isso que estou fazendo as atividades", relata, acrescentando que sua filha foi gerada através da técnica de inseminação artificial.

A enfermeira Carla Bruço, grávida pela quarta vez, também está freqüentando as aulas. "Sempre tive vontade, nunca pratiquei nas outras gestações. Estou adorando, me sinto melhor, mais leve, relaxada, alivio tensões e preocupações. É muito bom", conclui.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...