Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

sábado, março 01, 2008

Gestantes de São Sebastião participam de grupo de apoio

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, oferece às gestantes atendidas pelo PSF (Programa de Saúde da Família), diversas atividades extras às consultas de pré-natal com o intuito de orientar e sanar as principais dúvidas sobre gravidez, especialmente às "mamães de primeira viagem". Na Unidade de Saúde da Família do Morro do Abrigo, por exemplo, as mulheres se encontram todas as quintas-feiras, às 8h30, para o grupo de apoio às gestantes.

Sob a coordenação da enfermeira Cibele Moraes Missio, as futuras mamães aprendem noções sobre as alterações da gravidez, parto, cuidados com alimentação e com o bebê, o ganho de peso na gestação e outros temas pertinentes à gravidez. As palestras são abertas à familiares e, freqüentemente, pais e avós participam.

"Além de sanar as dúvidas normais que vêm com a gravidez, nosso trabalho visa diminuir a ansiedade das gestantes e promover interação entre elas, para a troca de experiências", complementa a enfermeira Cibele.

Alexandra Borges da Silva, 26 anos, reside no bairro São Francisco e espera o seu terceiro filho. Ela conta que começou a freqüentar o grupo esta semana e mesmo com a experiência de outras duas gestações, ainda permanece com dúvidas que pode sanar durante os encontros. "Acho essa iniciativa muito importante, pois a gente nunca sabe tudo, resta sempre algo para aprender", conclui.

A importância do pré-natal
A consulta pré-natal é um acompanhamento dado às gestantes desde o início da gravidez, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do feto e dar também suporte psicológico à mulher, já que com o estado gestante, aumenta a sensibilidade e o surgimento de dúvidas e medos.

Pelo protocolo do Programa de Saúde da Família, esse acompanhamento é feito em conjunto com enfermeiros e médicos da rede, mas em casos específicos, algumas mulheres necessitam de assistência maior e essas consultas são importantes para o pré-diganóstico de fatores que podem afetar a mãe e o bebê, caracterizando assim, a chamada gravidez de risco. Toda Unidade de Saúde da Família de São Sebastião é dotada de equipe de profissionais especializados para promover consultas de pré-natal às gestantes sebastianenses. O pré-natal é direito de toda mulher e o atendimento é gratuito.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...