Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

São Sebastião oferece acervo de 30 mil livros nas bibliotecas municipais


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

As três bibliotecas municipais de São Sebastião somam juntas cerca de 30 mil títulos à disposição da população. Dados das unidades apontam que, depois das pesquisas escolares, os romances espíritas lideram a lista dos assuntos mais procurados pelos quase dois mil leitores cadastrados, seguidos dos livros de ficção e romance policial.

Na biblioteca do Centro, localizada à Rua Altino Arantes, s/n° (Rua da Praia), está concentrado o maior volume de livros da municipalidade: cerca de 20 mil. Segundo a bibliotecária Rosângela Ferreira, apesar de atender muitos estudantes, seu maior público são as pessoas que utilizam o sistema de “empréstimo domiciliar”. “Temos aproximadamente 900 pessoas cadastradas que utilizam ativamente a biblioteca”, revela.

A unidade do Centro, que funciona de segunda à sexta-feira das 9 às 17h, conta ainda com o sistema de pesquisa na internet, mas de acordo com Rosângela, o serviço está temporariamente indisponível porque os computadores passam por manutenção. Ela ressalta também que a partir de abril a biblioteca pretende adquirir novos títulos.

Na biblioteca da Costa Norte, os usuários podem usufruir de aproximadamente 3.700 publicações, além da assinatura de dois periódicos (jornais). De acordo com Clélia Cantos, bibliotecária responsável, o destaque da unidade é seu acervo de hemeroteca (recortes de jornais e revistas). Ela conta que seu maior público são os estudantes, porém, há três anos vem desenvolvendo um trabalho de conscientização de que a biblioteca é para todos, fazendo com que os moradores do lugar também passem a freqüentar o espaço. “Hoje o meu público é bem maior, tem pessoas que vêm até aqui e passam a tarde lendo, donas-de-casa que procuram livros sobre pintura e artesanato, público adulto-jovem que vem em busca de informações sobre concursos e emprego. A comunidade passou a freqüentar mais a biblioteca”, comemora.

Outro diferencial citado por Clélia são as atividades extras promovidas com as crianças que freqüentam a unidade. Oficinas de máscara no Carnaval e desenho livre nas férias são alguns exemplos. Há ainda a possibilidade de pesquisa via internet. A biblioteca da Costa Norte funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, e fica localizada à Rua José Eduardo de Moraes, na Enseada, próximo à quadra do bairro.

Já Na Costa Sul, a biblioteca municipal funciona no Núcleo de Serviços da Subprefeitura, que está situado na avenida Walkir Vergani, 79, em Boiçucanga, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h. Segundo Joana Dark, responsável pela unidade, o local conta com cerca de seis mil títulos e seu maior público são os estudantes. O destaque desta biblioteca é o acervo de gibis.

Para se cadastrar basta comparecer a um dos locais munido de documento de identificação pessoal (RG, CPF) e comprovante de residência. A biblioteca do Centro cobra uma taxa de R$ 5, renda que é revertida na compra de livros, sendo que as demais não cobram nada. Todas as unidades também aceitam doações de livros.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...