Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

“Feras do skate” dão show de radicalidade e adrenalina na Rua da Praia


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Com a presença de 10 skatistas profissionais e amadores, a pista que tem 1,7 mil metros quadrados, foi o cenário do DVD “da Tour”.



A pista de skate da Rua da Praia foi palco na manhã desta quarta-feira (27/2) do “Summer Crail”. No evento, apoiado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), 10 skatistas deram show de radicalidade e adrenalina com diversas manobras e agitaram mais de 100 pessoas em uma grande estrutura na região central da cidade.

Com a presença de “feras” do esporte, como Bruno Bianchin, Fábio Castilho, Emanuel “Enxaqueca”, Cristiano Mateus e Fábio Cristiano, além dos amadores Alexandre Cotins, João Emanuel, Willians “Dente” e o francês Bastian Marlin, a visita fez parte das filmagens do DVD “Da Tour”, desenvolvido pela revista 100% Skate e pela emissora ESPN Brasil, com o objetivo de fazer uma maior divulgação da modalidade no país.

“É a segunda temporada que realizamos. A primeira foi feita no ano passado na região Sul, e desde então, os resultados têm sido muito interessantes, pois conseguimos movimentar todas as cidades que passamos”, explicou o gerente de marketing da Crail, Aléxis Damásio.

No entanto, apesar das câmeras e flashes, o grande destaque ficou com os atletas que demonstraram vocação e personalidade. “Assim como a minha família e o estudo, o skate é tudo para mim. Comecei a praticar o esporte por causa desses skatistas, que sempre tiveram ótimas participações em campeonatos pelo país e pelo mundo”, disse o garoto Henrique Crobelatti, 13 anos, de Embu-Guaçu (SP), que ficou com o terceiro lugar na categoria mirim do Campeonato Paulista Amador, em 2007.

Já para o atleta paulista Fábio Castilho, campeão do Best Trick (melhor manobra) do Mistic Cup, competição disputada em 2006 na República Tcheca, o retorno obtido nas paradas pelos municípios é muito positivo, pois os esportistas passam a se tornar uma referência para os mais novos. “A repercussão que temos durante as apresentações que fazemos nas cidades é sempre muito boa, pois mesmo os que não vão para as pistas se divertem com as manobras e a energia que o skate tem”, contou Castilho.

A secretária de Esportes, Raquel Buzi, prestigiou o evento e destacou a importância dos atletas no município. “A nossa intenção é transformar a cidade na capital dos esportes radicais e de aventura. A vinda dos skatistas faz com que mais pessoas possam se integrar no esporte e que esse objetivo possa se concretizar”.



Da França para São Sebastião

Com mais de 10 anos pelas principais pistas da França e pela primeira vez no Brasil, Bastian Marlin, 22 anos, é um dos integrantes do DVD. Natural de Montpellier, sul do país, o atleta se destacou com várias voltas de alto grau de dificuldade. “No skate nós não temos obrigações, ninguém fala o que pode ou não pode ser feito, pois temos liberdade para mostrar o que sabemos e queremos realizar”.

Para Marlin, que o impressionou foi a estrutura da pista da Rua da Praia. “Em relação à França, esse espaço é muito superior. É grande e possibilita com que os skatistas dêem o máximo de cada um”, destacou.



Experiência

Da mesma forma com que havia muitas promessas no evento, o Summer Crail também teve muito peso e responsabilidade, com a presença do gaúcho Bruno Bianchin. O esportista que tem 32 anos e 17 de competições, ressaltou a importância da tour no município. “Queremos que essa visita possa servir para que mais garotos e garotas se interessem pelo skate. Aqui em São Sebastião, percebemos que o esporte se desenvolveu e que a estrutura cresceu bastante. Tomara que a pista fique movimentada, assim como está hoje”, destacou.

Bianchin, que coleciona títulos como 1º lugar no X-Games, modalidade street e 4º lugar no mundial de Praga em 2006, também foi o tema do filme “Minha alma sobre rodas”, dirigido por Anderson Tuca e que retrata a vida do atleta, desde seu primeiro contato com o skate até seu reconhecimento internacional.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...