Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Ciama oferece aulas de Baby Yoga para mães e filhos em São Sebastião




Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Com o objetivo de estimular e estreitar ainda mais os laços mãe-filho, combater a depressão pós-parto e promover a integração por meio de troca de experiências entre outras mães, o Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), órgão ligado a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, está oferecendo aulas de Baby Yoga. A iniciativa teve início nesta semana e será realizada semanalmente às terças-feiras, a partir das 14h, no Ciama, localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, no bairro da Topolândia.

“Muitas mães querem ficar com seus bebês e ao mesmo tempo voltar à forma, mas não podem freqüentar uma academia. O Baby Yoga é uma alternativa eficaz e traz benefícios a ambos”, explica Carla Maria Bruço, enfermeira coordenadora do Ciama, que foi a São Paulo participar de um curso de formação para ministrar as aulas.

Com exercícios simples de relaxamento, alongamento e respiração, as mães praticam a atividade junto aos filhos e em conjunto com outras mulheres. São 40 minutos para desligar-se do mundo e curtir intensamente o contato com o bebê praticando simultaneamente uma atividade física.

Na primeira aula, cerca de dez mães compareceram e o destaque ficou para o pai Eduardo Antônio, 30 anos, morador do Centro, que realizou os exercícios com o pequeno Carlos Eduardo, de apenas 17 dias. “Vim acompanhando minha esposa Cleonice, mas devido à operação recente ela não pôde fazer os exercícios. Gostei muito da experiência e mesmo quando ela puder praticar eu vou continuar acompanhado e farei junto. Só preciso de um alongamento antes”, fala.

De acordo com Carla Bruço, o Baby Yoga pode ser praticado com bebês de um mês a um ano e meio e as mães que passaram por cirurgias cesarianas podem praticar com restrição a alguns exercícios. No meio da aula, a enfermeira passa noções da shantala, massagem própria para bebês originária da Índia, que além de contribuir para a diminuição de cólicas e aumentar a flexibilidade, entre outros benefícios, fortalece ainda mais o vínculo entre mãe e filho.

As mamães gostaram da novidade e aprovam a iniciativa. “Adorei a experiência da Yoga, me senti mais perto ainda da minha filha. A shantala eu já conhecia e é maravilhosa. Sinto que ela gosta também”, afirma Elisabete Jesus Santos Pedroso, 26 anos, moradora do Itatinga, e mãe da pequena Cassiane, de 10 meses. Patrícia Pinheiro Braga de Souza, 29 anos, também partilha a mesma opinião e acredita que sua filha Beatriz, de quatro meses, tem se desenvolvido de forma mais rápida se comparada à primeira filha, hoje com quatro anos. “Na minha primeira gestação eu não pratiquei esses exercícios, mas agora com a Beatriz dá para perceber que ela tem muito mais coordenação motora, por exemplo”, conclui.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...