Evitar a poluição das praias e manter a balneabilidade da água do mar. Este é o objetivo da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que desenvolve a operação caça-esgoto em bairros da Costa Sul do município.
Nesta quinta-feira (17/1), o serviço foi realizado em Boracéia, onde a equipe de fiscais comprovou 10 lançamentos de esgoto de imóveis particulares nas galerias de captação de águas pluviais. Os proprietários foram notificados e têm prazo de 15 dias para regularizar a situação. O infrator que não cumprir a determinação recebe uma multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil conforme a gravidade do problema.
A praia da Baleia também foi vistoriada na última quarta-feira (16/1) pela fiscalização. No local, segundo o chefe da Divisão de Agressões Ambientais, Jehovan Maria de Jesus, foram constatados problemas relacionados ao sistema de tratamento de esgoto, que depois é lançado em um córrego, em dois condomínios.
O trabalho preventivo de caçar o esgoto foi realizado em todas as praias, inclusive Juquehy e Boiçucanga, onde há rede de esgoto implantada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e vários donos de imóveis foram notificados a ligarem o esgoto no sistema da concessionária. “Alguns proprietários também foram notificados porque estavam em desacordo com as normas estabelecidas pela Sabesp”, lembra Jesus.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, a ação foi intensificada nas praias que foram consideradas impróprias, recentemente, por uma avaliação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
Para ele, a solução definitiva para o caso é a implantação do sistema público de coleta de esgoto pela Sabesp porque mesmo com a realização da operação caça-esgoto a balneabilidade da água do mar corre o risco de ficar comprometida. O resultado negativo da avaliação pode ter acontecido, explica o secretário, porque houve pouca chuva em São Sebastião nos primeiros dias da temporada de verão, o que prejudicou a vazão da água dos rios e córregos. “De repente veio de uma vez e levou tudo o que estava acumulado para o mar”. A situação dessas praias também pode ter sido agravada em decorrência do sistema anaeróbico que é utilizado nas pousadas e condomínios. Nesses imóveis, por mais que o tratamento funcione bem (cloração adequada, limpeza de caixa de gordura, dentre outras necessidades essências), a carga orgânica é diminuída em 80%. O restante (20%) é lançado no curso de água, que somado a outras pousadas e condomínios, além de residências, é suficiente para comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a balneabilidade do mar.
A ação preventiva conta com o apoio da Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada a Secretaria das Subprefeituras (Sesub), e será realizada em várias praias do município.
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Home »
» Prefeitura de São Sebastião mantém operação caça-esgoto em bairros da Costa Sul
Prefeitura de São Sebastião mantém operação caça-esgoto em bairros da Costa Sul
teste1
1Navigation-Menus (Editar No Html!)
Gallery
História do Santo São Sebastião - SP
Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...