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TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Pró-Saúde apresenta Projeto “Doutores da Alegria” em Encontro de Integração entre funcionários



Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS
A Pró-Saúde, empresa que faz a gestão do Hospital de Clínicas de São Sebastião, Pronto-Socorro Central (PS) e Pronto Atendimento de Boiçucanga (PA), por meio de convênio com a Prefeitura de São Sebastião, apresentou nesta quinta-feira (31/1), dentro do 4º Encontro de Integração entre as chefias imediatas das unidades, o Projeto “Doutores da Alegria”, formado por um grupo de seis integrantes voluntários de São Sebastião, entre eles, pedagogos formados e em formação, técnicos e músicos. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia.

O projeto teve início em todos os setores do Hospital de Clínicas, PS e PA. Com truques de mágica, canções e muitas piadas, o grupo pretende se dividir em duas equipes. “Como é um trabalho voluntário vamos nos adaptar aos horários que o hospital mais necessitar. O grupo quer alcançar futuramente asilos e berçários”, disse o coordenador dos Doutores da Alegria, David Silvestre.

De acordo com Garcia, a Prefeitura em parceria com a Pró-Saúde pôde fazer as intervenções necessárias para o melhor atendimento das pessoas que são atendidas pelo Hospital, PS e PA. “Nós temos muito carinho em apoiar uma iniciativa inovadora como essa. O volume de queixas do hospital diminuiu mais de 80% e queremos construir um ambiente tranqüilo para que os funcionários possam trabalhar melhor”, disse o prefeito.

O Hospital de Clínicas de São Sebastião está sob intervenção da Prefeitura desde outubro do ano passado e é administrado pela Organização Social Pró-Saúde, que também responde pelo Pronto-Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga. Desde então, várias melhorias já são notadas pela população.

O PS Central, por exemplo, passou a contar com o serviço de acolhimento. Ou seja, o paciente que chega à unidade logo passa por avaliação preliminar de enfermeiras, que verificam a temperatura, glicemia e pressão arterial, acelerando o atendimento médico. Outra conquista recente é o SAP (Serviço de Atendimento ao Paciente), que funciona dentro do Núcleo de Humanização, em uma sala do Pronto-Socorro Central, atendendo também o Hospital e PA. O objetivo é receber as sugestões e reclamações do próprio paciente.

A parceria já resultou em outras melhorias, como elevação do número de médicos no PS Central e no PA de Boiçucanga. No Hospital de Clínicas, o número de leitos de UTI também aumentou. Há dois meses eram apenas três em operação e hoje sete estão em funcionamento.

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