Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, janeiro 10, 2008

OS 10 MANDAMENTOS DO BLOGUEIRO

Os 10 Mandamentos do Blogueiro

Sobre os 10 Mandamentos do Blogueiro

I - Amar escrever e postar sobre todas as coisas que gosta.

Para o “sucesso” do seu blog, é importante gostar de escrever sobre as coisas que você gosta, cosias que você se identifica, mesmo que seja apenas uma frase por post, ou uma foto (“uma imagem vale mais do que 1000 palavras”), não é importante o tamanho do post e sim seu conteúdo, isso vai deixar o blog com sua personalidade, com a sua “cara”.

II - Não invocar visitantes, links e comentários em vão.

É chato receber span? Então, não saia por ai a torto e direito pedindo visite meu site, visite meu site, me link, me link, comente no meu blog, comente no meu blog, normalmente só os blogueiros que não lêem os blogs dos outros fazem isso. Dá para sentir quando a pessoa entra no seu blog para fazer propaganda com um “script” já preparado. Em vez disso, proponha parcerias, leia o post dos outros e comente de maneira a acrescentar alguma coisa, com isso as pessoas vão visitar seu blog e talvez até comentar, e se os posts forem interessantes com certeza você será linkado. Eu por exemplo costumo visitar quem me linka e quem deixa um comentário aqui no Tapa na Cara.

III - Guardar os domingos para “rezar” por boas idéias para os posts da semana.

Sábados e domingos geralmente são dias de poucas visitas, para maioria dos blogueiros é o dia ideal para descansar a mente, neste(s) dia(s) organize as coisas e leia, leia muito, pois as idéias virão. Isso pode variar de blogueiro para blogueiro, mas é necessário ter um dia pelo menos de descanso, o dia você é que escolhe, ou seja, o importante as vezes é dar um tempo. Tem blogueiro que só posta nos fins de semana, por n motivos, então seu descanso é de segunda a sexta, então no sábado e domingo ele “arrebenta” nos posts.

IV - Honrar seu blog e a blogosfera postando periodicamente.

Não abandone seu blog, poste mesmo que for uma vez por semana, o ideal é pelo menos uma vez por dia, variando de caso para caso. Se eu gosto do seu blog eu vou querer visita-lo novamente, visito uma, visito duas, visito três vezes, se o conteúdo nunca muda, eu nunca mais volto. Repetindo: Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três, se você não der um “lance” eu fecho o “negócio”.

V - Não matar seu blog entulhando-o de porcarias.

Não coloque um milhão de coisas no seu blog: centenas de coisas piscando + música + milhares de parceiros + efeitos especiais + etc + etc + etc. Seu blog ficará pesado para abrir e vai confundir muito o visitante, principalmente aquele que visita na primeira vez, e ele dificilmente não vai focar no conteúdo do seu blog que é o mais importante.
Coloque uma coisa ou outra, pense no que realmente vale a pena incluir no seu blog, avalie e tenha bom senso.

VI - Não pecar contra a originalidade.

Um post em um outro blog pode ser o ponto de partida para você usar a sua criatividade, ou seja, não precisa “inventar” uma “fórmula mágica”. Ninguém, ou quase ninguém é 100% original, e ninguém é criativo todos os dias, mas não tenha medo de mostrar sua personalidade, as vezes uma personalidade “doentia” é mais interessante do que as “normais”, invente, recicle, misture, faça o seu blog diferente.

VII - Não roubar posts.

Qualquer blogeiro fica puto quando vê que o conteúdo do seu blog foi copiado descaradamente e não foi dado os devidos créditos, não conheço um que fica chateado com isso. Se for inevitável faze-lo, não copie na íntegra, recicle-o e dê os devidos créditos ao autor e linke-o.

VIII - Não escrever sobre coisas que você não entende.

Seu blog vai atrair visitantes conforme o assunto que você escreve, se você não entende daquele assunto, não se arrisque a escrever. É bem provável que seu visitante, que está justamente ler sobre esse assunto, entenda, isso vai gerar um descrédito para o visitante em relação ao seu blog e ele vai perder a credibilidade.

Escreva sobre coisas que você gosta, se você gosta de um determinado tipo de esporte, por exemplo, leia muito sobre o assunto, informe-se e escreva com consciência. Desse modo você não vai “pagar mico” para seus leitores.

IX - Não desejar o blog do próximo.

Tem blogs sensacionais na blogosfera brasileira, mas em vez de desejar ter aquele(s) blog(s), faça o seu, ele vai nascer pequenininho, então trabalhe muito nele, ele vai engatinhar, ficar de pé, andar, correr, crescer. Em breve ele será grande e forte, e com certeza terá vários admiradores. Foque-se no seu blog e não no dos outros.

X - Não cobiçar os posts alheios.

Olho grande é fogo! Quem já não viu um post e pensou: - Bem que eu poderia ter tido esta idéia. – Não há problema nisso, mas infelizmente tem “gente grande” que literalmente “rouba” a idéia dos outros sem dar os devidos créditos ao criador. É melhor postar elogiando o post dos outros tipo assim: “Fulano de Tal do Blog Tal fez um post sensacional que fala sobre Tal Assunto, visite e confira”.


Você pode não concordar com todos os mandamentos, e nem deve concordar cegamente, mas encontrei neste post uma forma de gerar reflexão e debate entre os blogueiros para nosso crescimento em relação a maneira de agirmos em relação ao nosso blog e aos blogs dos outros.

Este post está aberto para novos mandamentos, deixe o seu nos comentários.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...