Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Prefeitura realiza em janeiro Campeonato Brasileiro de Vela da Classe 420

A programação de verão 2008 da Prefeitura de São Sebastião promete também agitar o canal sebastianense entre os dias 20 e 26 de janeiro com o Campeonato Brasileiro de Vela da Classe 420. A classe serve como intermediária para jovens que saem da Optimist para a 470.

De acordo com o treinador e integrante do comitê técnico da classe, Eduardo Melchert, no Brasil a classe costuma reunir de 20 a 25 embarcações por competição. “Em São Sebastião a expectativa é que esse número chegue a 30 embarcações, um recorde para a categoria”.

Ainda segundo Melchert, a competição valerá como um treino para a Copa da Juventude, que acontece em março na cidade e que seleciona os melhores velejadores para representar o Brasil no Mundial da Juventude de Vela.

No Campeonato Brasileiro, São Sebastião será representado pela dupla Fábio Melchert e Fernando Cardial, atuais campeões do Campeonato Carioca da Classe 420 e 18o colocados no Mundial da Juventude que aconteceu em julho no Canadá. “A Prefeitura vem investindo na realização de grandes competições e tenho certeza que a estrutura montada para a competição disponibilizará um belo espetáculo”, afirma.



A Classe

A Classe 420 é reconhecida pela Federação Internacional de Vela como um barco muito popular e completo, particularmente indicado para jovens velejadores. Assim, ele tem sido usado tanto por tripulações femininas como masculinas na disputa do Campeonato Mundial da Juventude, que ocorre anualmente.

Projetado por Christian Maury, em 1959, o 420 é um barco de dois tripulantes com 4,20m de comprimento, que possui três velas e trapézio. Rapidamente, ele se tornou muito popular entre os velejadores que desejavam disputar regatas e aperfeiçoar suas habilidades. Uma das vantagens que ele possui é que, alterando a sua regulagem, ele permite que tripulações em um amplo intervalo de peso possam ser competitivas. Assim, ele tornou-se particularmente popular entre os mais jovens, na medida em que pode ser ajustado de acordo com o seu peso e habilidade.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...