
Foto: Ricardo Faustino/PMSSVerificar as condições geológicas com o objetivo de avaliar a estabilidade do solo na atual área de transbordo de resíduos, que está localizada na região central de São Sebastião, e assim readequar o local. Esse é o trabalho iniciado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), na última terça-feira (11/12).
A iniciativa faz parte de um processo de intervenção emergencial para definir quais serão as obras necessárias a serem executadas no local visando oferecer segurança à operação, além de atender as exigências da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). O levantamento topográfico da área já foi concluído.
Dentro das atividades ainda estão programadas a avaliação de ruído, a realização de um plano de monitoramento de odores e vetores, além de uma abordagem relacionada à questão da pavimentação para reduzir particulados na atmosfera. Além da análise do solo, a administração também está efetuando o registro de todas as operações como a quantidade de carretas que saem e o número de tambores que captam os líquidos percolados (chorume). Os dados permanecerão no local e a Enob Ambiental, empresa responsável pela coleta pública de resíduos, ficará responsável pela operacionalização do material.
O trabalho está sendo conduzido pela empresa de consultoria na área ambiental, a Faber Serviços Ltda. O serviço também será executado na futura área de transbordo, cujo título de propriedade é da administração pública, onde funciona o atual pátio de operação da empresa Enob, nas imediações do Parque de Valorização de Resíduos Sólidos, também na região central. O trabalho visa a elaboração de um projeto básico da nova área de transbordo de resíduos para obter o licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes.





