Foto: Luciano Vieira
A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) promoveu na última sexta-feira, 4, audições para a Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião. A ação foi realizada na sede da secretaria, no Centro Histórico.
O assessor cultural Raphael Tavares, da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana, visitou escolas públicas de todo o município para divulgar a iniciativa e agora realiza os testes para preencher as 24 vagas da orquestra.
Os inscritos tem idade entre 13 e 16 anos. No primeiro dia de audições participaram os alunos das escolas Cynthia Cliquet (Enseada), Walfrido Monteiro (Morro do Abrigo) e Henrique Botelho (Vila Amélia).
Para a seleção foram desenvolvidos testes de percepção musical (afinação, ritmo, leitura dinâmica), teste de raciocínio lógico, teste de coordenação motora, teste de trabalho em grupo (dinâmicas em equipe, para avaliar interação com o grupo) e, avaliação de comportamento e comprometimento com o projeto e grupo.
Na próxima semana serão avaliados alunos das escolas da Topolândia, Maria Francisca (Pontal da Cruz) e Barequeçaba. Aproximadamente 90 alunos disputarão as vagas. Aqueles que não forem selecionados estarão automaticamente em uma lista de espera e serão direcionados para as Oficinas Culturais de Cordas, podendo participar do grupo que compõe a Camerata Difusa.
Tavares está contente com a oportunidade de montar a Orquestra e já planeja seu futuro. "Esse ano vamos trabalhar bastante. Quero preparar os estudantes para no ano que vem participarmos de festivais e outros eventos", contou.
Tatiane Fernandez, 13 anos, da escola Cynthia Cliquet, estava ansiosa com a audição. "Tive aula de violão. Tenho noções básicas desse instrumento, mas de outros não e sempre quis aprender e participar de um grupo", comentou.
A Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião conta com patrocínio da Petrobras.