Ilhabela recebeu no último fim de semana (4, 5 e 6 de abril) uma série de grandes apresentações da “Caravana Brasil Instrumental”. Foram quatro atrações em um sofisticado encontro de artistas que destacaram a música instrumental brasileira, na Praça das Bandeiras, na Vila. Todos os shows foram gratuitos e agradaram moradores e turistas que visitavam a cidade.
“Zéli Silva Quinteto” abriu o evento na noite da sexta-feira (4/4). O baixista, arranjador e compositor Zéli Silva é músico de destaque na cena instrumental brasileira, conhecido por seu virtuosismo.
No sábado (5/4), “Marquinho Mendonça e Banda Em Órbita” foi uma das atrações mais aguardadas. A apresentação contou com a participação especial do músico local Laércio Ilhabela.
A noite do sábado também contou com “Tuto Ferraz Funky Jazz Machine” em uma apresentação que envolveu por demais o entusiasmo da plateia. O baterista Tuto Ferraz é produtor musical e junto com sua banda levou ao palco a sonoridade do jazz e do soul a clássicos de grandes compositores, além de composições próprias, com arranjos e releituras rítmicas inusitadas.
A noite do domingo (6/4) fechou com Alexandre Ribeiro e Alessandro Pennezzi. O repertório foi repleto de obras inéditas de autoria do duo de instrumentistas, composições do primeiro CD dos músicos, “Cordas ao Vento”, e interpretações de grandes nomes da música brasileira.
O projeto Caravana Brasil Instrumental ainda percorrerá mais quatro cidades do Estado de São Paulo: Caraguatatuba, São Luiz do Paraitinga, Botucatu e Mogi das Cruzes totalizando 20 apresentações.
A “Caravana Brasil Instrumental” conta com o patrocínio da Setal Óleo e Gás, por meio da Lei Rouanet, e permitirá que um público estimado de mais de 6 mil pessoas assista aos shows de forma gratuita. Em Ilhabela, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento.
Mais música instrumental
Após o sucesso do “Caravana Brasil Instrumental”, a Prefeitura de Ilhabela promove a primeira edição do “Ilhabela Instrumental”, também na Praça das Bandeiras, na Vila, no próximo final de semana (11,12 e 13/4), com a abertura da Orquestra Popular de Ilhabela.
O evento será realizado pelas equipes da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e e Cultura de Ilhabela), em parceria com a Secretaria de Turismo, com o objetivo de valorizar os talentos locais.
“Ilhabela Instrumental”
Local: Praça das Bandeiras, na Vila
11 de abril (Sexta-feira)
21h: Orquestra Popular de Ilhabela
23h: Julio Bittencourt Jazz Trio e convidado Almir Clemente
12 de abril (Sábado)
21h: Vereda Instrumental
23h: Felipe Blues
13 de abril (Domingo)
18h: Duo Brazilian Jazz (Beto de Franco, Tarcísio Edson César com convidado Pedro Moura)
19h30: Grupo Batuquejê