O ponto alto da festa foi a procissão, na tarde de domingo, reunindo mais de 200 fieis no píer do bairro. O frei Sílvio Tadeu Mascarenhas afirmou que a tradicional celebração é uma alegria para a paróquia e a comunidade do bairro.
“Aqui nesta praia foi afixada a primeira cruz por volta de 1930, e todos os anos é comemorada a data litúrgica em 3 de maio”, lembrou o frei.
A procissão com os fieis saiu do píer do Pontal, acompanhada pela imagem de Santa Cruz e pela banda municipal maestro Manoel Ladislau de Matos, e seguiu pela rua Maria Francisca até chegar na Capela de Santa Cruz.
Em seguida, foi realizada a missa e a quermesse no salão paroquial com a realização de bingo e a venda de comidas e bebidas ao público.
Na opinião da moradora Bárbara dos Santos, que foi à festa com a família, a quermesse estava muito boa e bem organizada. “É uma oportunidade para encontrar os amigos. O show estava bem animado e a procissão é uma tradição que merece ser preservada”, completou.
A turista Rosalina dos Santos Curioso, de São Paulo, também elogiou a festa e a procissão. “Vim visitar minha mãe que mora no bairro e aproveitei para prestigiar esta tradicional festa de Santa Cruz”, contou.
A Festa de Santa Cruz foi promovida pela paróquia Nossa Senhora do Amparo, do bairro Pontal da Cruz, com o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.
O show da banda Melodia dos Anjos, previsto para a noite de domingo, foi cancelado devido às fortes chuvas.
Fotos – Nayara Martins/PMSS





