Seminário sobre sustentabilidade abrirá a programação nesta sexta-feira
Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e projetos que visam promover a cultura caiçara e difundir a produção artística local, a Prefeitura de São Sebastião e o Chão Caiçara se unem mais uma vez para a realização do IV Caiçararte. O evento acontece a partir desta sexta-feira (26) e prosseguirá até o domingo (28).
Serão três dias de atividades culturais e artísticas que agitarão a cidade. Haverá exposição de artesanato, a tradicional corrida de canoas, apresentações de dança, além do seminário sobre sustentabilidade que acenderá uma discussão acerca da atual situação do município.
O seminário “Como Preservar a Cultura Caiçara de Forma Sustentável” abrirá a programação na sexta-feira, a partir das 8h30, na Etec (Centro Paula Souza). Ainda no mesmo dia, uma casa típica caiçara (de pau a pique) será inaugurada na escola, onde será feito a farinhada. Não vão faltar quitutes da saborosa culinária local, como o café de garapa e o biju caiçara.
Também haverá, das 14h as 17h30, oficinas abertas, seção de cinema, brincadeiras, exposição de fotos e brinquedos antigos e a confecção da casa caiçara.
À noite, as apresentações culturais em frente ao prédio da secretaria de Cultura e Turismo, prometem agitar a Rua da Praia, às 19h30.
Para abrilhantar a festividade foram convidados os grupos de Maracatu, Folia de Reis da Costa Sul e o Caiçaríssimo, da cidade São Sebastião, além do Fuá de Ca, de Caraguatatuba e o Fandango, de Ubatuba.
Durante os intervalos entre uma apresentação e outra o público poderá prestigiar um ilustrado recital de poesias elaborado pelos caiçaras Geraldo de Buta, Maria Angélica, Margarida Moura e Lavínia de Matos.
Vale destacar que a programação é gratuita e a participação dos moradores é muito relevante para aprimorar o conhecimento e a valorização da cultural local.
Serviço: A ETEC está localizada à Rua Ítalo Nascimento, 366 – Porto Grande.
Foto: Milton Fagundes / PMSS