A chuva que caiu no último fim de semana gerou vários chamados para a Defesa Civil na Costa Sul de São Sebastião.
O índice pluviométrico registrado entre sábado, 13, e domingo, 14, nos bairros Boiçucanga e Cambury foi de 127 milímetros. Em Juquehy, a quantidade de água foi de 126 milímetros. “A previsão na região era de 60 milímetros, mas o volume foi bem maior e causou muita preocupação”, avalia o chefe Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão.
O local mais afetado foi a Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Lobo Guará, em Cambury, aonde a água chegou a 58 centímetros de altura e invadiu dezenas de imóveis.
Uma embarcação foi utilizada para retirar as famílias atingidas, mas elas preferiram continuar nas suas casas porque a vazão da água estava fluindo bem devido a maré baixa.
No Sertão do Cacau, também em Cambury, houve dificuldade para famílias que moram na rua Tipiti atravessarem o rio em segurança porque o volume de água subiu e a passarela não apresentava condições de uso. “Elas ficaram ilhadas da noite de sábado para domingo”, conta Carlão.
O equipamento, no entanto, está em recuperação pela equipe da Regional Boiçucanga, divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), e nesta terça-feira, 16, deve ser liberado.
Ainda em Cambury, a Defesa Civil atendeu uma família que reside na Vila Jiboia. No local, a água chegou a 31 centímetros e os moradores deixaram o local com direção à casa de parentes.
Em Maresias, a chuva também provocou alagamento em alguns pontos. Contudo, não houve necessidade de remover as pessoas. O chefe da Defesa Civil acredita que a situação só não foi pior em função do desassoreamento iniciado no rio Maresias.
O bairro de Boiçucanga registrou invasão de água em dois imóveis de veranistas. Ambas as residências ficavam em área considerada sertão e os proprietários decidiram ir embora. Na Vila Tropicanga, também em Boiçucanga, a Defesa Civil verificou o chamado de um morador que estava preocupado com a possibilidade de deslizamento de terra, o que não ocorreu.
Segundo Carlão, o município saiu do estado emergencial para o de atenção. Na próxima quarta-feira, 17, entretanto, uma nova frente fria com chuva de moderada à fraca deve chegar ao município.
Serviço – Para acionar a Defesa Civil o cidadão deve ligar para o telefone 199.
Foto: Munir El Hage/PMSS