Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, abril 30, 2013

“Caminhos da Leitura” recebe cerca de 10 mil visitantes em Ilhabela"


Em quatro dias de evento, o público teve contato direto com a leitura por meio de exposição de livros, contação de histórias, filmes baseados em livros e palestras com renomados escritores

A Feira Literária “Caminhos da Leitura” foi encerrada no último domingo (29/4), em Ilhabela, superando as expectativas e recebendo um público de cerca de 10 mil pessoas, grande parte crianças. O evento foi realizado na Praça de Eventos e Lazer do Galera, no bairro da Água Branca. A promoção da feira ficou por conta da Biblioteca Pública de Ilhabela em uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação e Arte e Cultura de Ilhabela). “Foi uma grande oportunidade para crianças, jovens e adultos, que puderam ter contato direto com escritores e suas obras, além de apresentações teatrais e cinema”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Em quatro dias, a programação da feira trouxe diversas atrações artísticas: contação de histórias, palestras e bate-papo com escritores, exibição de filmes nacionais baseados em livro (Lisbela e o Prisioneiro, O Auto da Compadecida, O Palhaço e O Casamento de Romeu e Julieta), além da feira de livros a preços populares.
O público prestigiou as sessões gratuitas de cinema nacional, as palestras de autores como Heloísa Pires Lima, Liliane Prata, Janaína Tokitaka e do Professor Leandro Passos. Ao longo da programação, as crianças assistiram às apresentações de contação da história "Matias e as Pedras Mágicas", realizada pelos atores Tina Bruncek e Emiliano Bernardo com o acompanhamento do músico Sandro Javier e as sessões da peça teatral: "A História do Barquinho" com o elenco do Espaço Cultural Pés no Chão. “Este foi, sem dúvida, o maior evento literário até hoje realizado no município. O conjunto de atrações de qualidade em uma estrutura ampla e acessível foi acima de tudo uma reflexão sobre o poder da leitura e seu papel, não só de encantar, mas também o de facilitar os entendimentos durante a vida frente a diversas situaçõesAs escolas Particulares, Estaduais e Municipais que participaram.....APAE....CAPS....SABESP”, comentou o secretário de Cultura e presidente da Fundaci, Nuno Gallo.
Cortella e Janete Leão – Um dos pontos altos do evento aconteceu na tarde do sábado (27/4), com a palestra do casal de escritores Mário Sérgio Cortella e Janete Leão Ferraz que lançaram seus últimos livros hoje em Ilhabela. Cortella lançou o livro "Não se Desespere!" e a autora Janete Leão Ferraz apresentou sua mais recente obra, "De Top Model a Ex-Obesa: uma relação íntima com a balança".
Filósofo e escritor, Mário Sérgio Cortella, com Mestrado e Doutorado em Educação, atuou por 35 anos como professor titular da PUC-SP. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e ensinou na FGV-SP, de 1998 a 2010. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, em 1991 e 1992. É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes) e Não Nascemos Prontos! (Vozes).
A jornalista Janete Leão Ferraz, esposa de Cortella, durante dez anos foi repórter especial da Revista Veja São Paulo, nas áreas de saúde, comportamento e consumo. Foi sub-editora de comportamento e primeira titular da coluna Gente da Revista IstoÉ.
Grandes parcerias – A Feira Literária “Caminhos da Leitura” tem como proponentes aABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro.  O projeto é idealizado e realizado pela Infinito Cultural, tem como patrocinadores a OHL, Arteris ePernambucanas, e o apoio dos Correios, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Abrelivros e da Rede Globo. Em Ilhabela, a feira também contou com o apoio da Sabesp e doações de mudas de diversas plantas pela equipe de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente.

Fotos: Vanessa de Paula/PMI



teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...