A Mostra de Artes da artista “Pituca” será aberta nesta quarta-feira (17/4), às 20h, na Secretaria da Cultura de Ilhabela, na Vila. A artista plástica Maria Isolina Duarte, conhecida na cidade como Pituca, trouxe para a mostra uma restropectiva de sua carreira, que pode ser visualizada nas obras expostas que foram produzidas em diversos períodos. Embora tenha vivido sempre em lugares isolados sempre esteve ligada às questões políticas e sociais do arquipélago, característica percebida em suas telas.
Dentre as obras, uma série de desenhos contando sobre as histórias caiçaras com que teve contato, como “Zulmira de Vitória”, “Espiando Guaiamu” entre outras. Vale a pena conferir de perto também a série da artista sobre filas.
“A obra de Pituca sempre retratou um ponto de vista polêmico acerca dos eventos sociais e políticos de Ilhabela. Ela sempre esteve muito concentrada em retratar a realidade contemporânea observando e tentando identificar as razões das almas. Doesse em quem doesse, ela não se abstinha de retratar a realidade. Artista barulhenta, sua obra jamais passou despercebida. Sua obra e sua postura pessoal, conquistou igualmente o amor e o ódio das pessoas. Pois o liame entre um e outro é muito tênue, especialmente quando se tem o talento de provocar”, explica a professora Quil Dulci Alves.
A mostra fica em cartaz até o dia 5 de maio, na Secretaria da Cultura, na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.