Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, abril 18, 2013

Apresentações de teatro, contação de historias e a troca de livros marcam o Dia da Leitura nas escolas


Contação de histórias e a circulação de vários livros entre os estudantes. Essas foram as atividades que marcaram o projeto da “Leitura Solidária”, nesta quinta-feira (18) nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de São Sebastião. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato.
Nas unidades escolares da Costa Sul, os alunos participaram de diversas atividades como apresentação de teatro, contação de historias e a troca de títulos.
Na EM Boracéia, os pequenos da 2ª Etapa e do Fundamental 1 trouxeram várias obras de casa que foram penduradas num varal no pátio externo da escola. Eles ainda ouviram a contação de história sobre “Chapeuzinho Amarelo”, contada por uma professora fantasiada de boneca entre outras historias. Os alunos ainda trocaram os diversos títulos.
Na EM Maria Virgínia Silva, em Barra do Una, os alunos do 1º ao 5º ano, entusiasmados também trocaram os livros que ficaram igualmente expostos no pátio externo. Segundo a diretora Maria Bittencourt, os pais foram informados e apoiaram a ideia do projeto ao incentivo à leitura. O aluno Gabriel de Oliveira, 10, começou a ler  o “O galo bom de goela”, do autor Dave Santana e achou legal o projeto.
Na EM Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy, os estudantes do Fundamental 1 e 2 participaram da troca de livros no Cantinho da Leitura, com vários títulos.
Já na EM Cambury, os alunos do Fundamental 1 e 2 realizaram a troca de vários títulos numa sala especial, com direito a pipoca e  bolo de chocolate. Os estudantes gostaram bastante da ideia e trouxeram vários títulos de casa.
Teatro
Assim como nas outras escolas, na EM Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias, houve além das peças teatrais, da troca de livros e da contação de histórias com vários personagens, houve ainda apresentação de danças.
Uma das atividades foi a apresentação da história Chapeuzinho Vermelho contada em Libras, pelos alunos do 8º ano, e acompanhados pela professora Mariana Cubas.
Alunos do 2º ano receberam sacolinhas personalizadas sobre o Dia da Leitura para guardar os livros. Outros, do 2º ano também leram fábulas do escritor Monteiro Lobato e receberam capas de livros decoradas.
Costa Norte
Na Emei Mundo Encantado os alunos ouviram a famosa história da “Emília e a Pilula Falante”, com o funcionário Juan Alvarez, que aproveitou o material da Boneca Emília, confeccionado em anos anteriores.
A criançada ouviu algumas historias dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A turma já levou para casa os livros infantis do projeto Leia Comigo na Escola.
Outras unidades do Ensino Fundamental da região central e da Costa Norte também realizaram várias atividades e a troca de livros entre os alunos nesta quinta-feira.                
Projeto
O projeto Leitura Solidária, que faz parte do programa “Ler para Aprender” da secretaria da Educação, teve início em 2012 e prossegue nas escolas da rede municipal até o ano de 2016. Entre os objetivos destacam-se incentivar a circulação e dar a oportunidade de ler vários títulos aos alunos do 1º ao 9º anos, além de estimular o prazer pela leitura entre os estudantes do Fundamental.   


Fotos – Nayara Martins/PMSS



teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...