Integração. Essa é a palavra chave do que acontecerá nos próximos dias 18 e 19 envolvendo alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) local.
A iniciativa partiu de Patrícia Lupori, coordenadora da creche Dona Laurinda e da Emei Pingo de Gente, ambas no Morro do Abrigo, na região central da cidade, que convidou a instituição para ministrar workshop sobre cerâmica.
De acordo com ela, o trabalho faz parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola ‘Do Conto ao Encanto’ que tem em seu bojo desenvolver sub-temas como valores, respeito e cidadania. “Dentro disso, a integração entre nossos alunos e os alunos da Apae é muito importante”, comentou Patrícia.
Conforme informações de Katarina Honigmann, coordenadora da Apae, cerca de 12 dos 156 estudantes da instituição presidida por Francisco Almeida Chagas e dirigida por Rosa Eliza de Souza, participarão da atividade. “O workshop será ministrado por Maria Aparecida Ivanov Edeltraudhe e terá por tema ‘A terapia da natureza, através do barro’ o que promoverá a integração entre os grupos”, disse.
O trabalho, já iniciado pela rede municipal, visa resgatar a tradição do bairro São Francisco no que tange à cerâmica e para tanto, os pequenos alunos já visitaram alguns ateliês e agora, em sala de aula na creche e no próprio ateliê da escola, terão a oportunidade de auxiliar a modelagem das peças a serem feitas em argila.
A atividade será dividida em dois períodos, das 8h10 às 9h30 e das 13h10 às 14h30. Nesta quinta-feira (18) no período da manhã, o workshop será na creche Dona Laurinda e na parte da tarde, na Emei Pingo de Gente. Na sexta (19) o grupo da Apae estará na escola pela manhã e na creche, à tarde.