Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, abril 30, 2013

Alunos da EM Henrique Botelho participam de aula prática sobre astronomia para a OBA


Alunos da EM Henrique Botelho participaram de uma aula noturna na prática para ver os planetas e constelações, na Rua da Praia, na noite de sexta-feira (26).  O objetivo segundo o professor de Matemática Robson Gobate, é orientar e preparar os estudantes para participar das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nos dias 9 e 10 de maio.
O professor Gobate explicou que “a experiência na prática permitiu que os alunos observassem as constelações, os planetas e a localização pelos pontos cardeais e o mapa estelar”.    
Cerca de 20 alunos do 6º ao 9º anos estavam bastante entusiasmados e visualizaram o planeta Júpiter, ao lado da Serra (em direção à Vila Amélia) e também avistaram a constelação de Orion e mais acima a de Sírius.
Em direção ao canal ao lado do Varadouro, eles puderam avistar a constelação Canopus e, mais acima, a de Cruzeiro do Sul e se posicionaram na direção sul do país. Para abrilhantar a noite, a lua começou a iluminar a Ilhabela e, por volta das 19h, ela surgiu imponente no céu.
Para a diretora da unidade, Gilmara Lopes Costa, foi realmente uma experiência muito rica e valiosa para os estudantes. Alguns pais e irmãos dos alunos também acompanharam seus filhos.
A aluna Maria Inês Marques Pereira, do 8º ano, afirmou que a experiência foi muito legal. “Pudemos observar o céu com as estrelas, os planetas e os satélites. Agora posso tirar todas as dúvidas na sala de aula com o professor”. Também na opinião de Geórgia Luna Rodrigues, do 8º ano, a aula prática foi muito interessante podendo observar os planetas e as constelações.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...