Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, novembro 11, 2010

São Sebastião inicia a 2ª Campanha de Busca de Sintomáticos respiratórios do Estado

No período de 08 a 19 de novembro acontecerá a “2ª Campanha de Busca de Sintomáticos respiratórios do Estado de São Paulo”, e no dia 17 de novembro será celebrado o “Dia Nacional de Combate a Tuberculose”.
As Unidades de Saúde de São Sebastião estarão envolvidas, neste período, participando da Campanha de Busca de sintomáticos, visando intensificar esta busca através da mobilização dos profissionais da saúde e da comunidade. E dia 17 de novembro que é comemorado o “Dia Nacional de Combate à Tuberculose” as Unidades de Saúde realizarão atividades Educativas na comunidade.
No município os dados do ano de 2009 foram: 37 casos novos, 78,40% de taxa de cura, 10,80% de abandono, 8,10% óbitos, porém não pela tuberculose e, 2,70% de óbito, por tuberculose.
A Tuberculose (TB) continua sendo um importante problema de saúde mundialmente, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.
Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença.
A doença é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, é a principal fonte de infecção. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.
Para interromper a cadeia de transmissão da Tuberculose é fundamental a descoberta precoce dos casos bacilíferos. Sendo assim, a busca ativa na população de pessoas com tosse prolongada deve ser uma estratégia priorizada nos serviços de saúde para a descoberta destes casos. É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos.
O Estado de São Paulo descobre cerca de 18 mil casos de tuberculose (TB) por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil. Embora a morbimortalidade venha apresentando tendência de declínio; descobrir, tratar e curar esses casos representa um enorme desafio. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS, que representam 80% da carga mundial de TB.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...