Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

sábado, março 01, 2008

Festa do Padroeiro e Carnamar podem entrar para calendário turístico do Estado


Foto Carnamar: Celso Moraes/PMSS
Legenda: Barcos enfeitam o Canal de São Sebastião no domingo de Carnaval



Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Legenda: Procissão de São Sebastião reúne média de três mil pessoas


Duas das principais festas tradicionais de São Sebastião podem entrar para o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Os Projetos de Lei 80, que trata da Festa do Padroeiro, e 81, que dispõe sobre o Desfile Carnamar, foram elaborados pelo deputado estadual do PDT, Aloísio Vieira, e devem ser votados, em breve, na Assembléia Legislativa.

Em sua justificativa, o deputado ressalta que a Festa do Padroeiro é organizada pela população e Prefeitura, sendo tradicional e contribuindo para o comércio e lazer da população. É uma festa secular, com forte característica de fé popular e seus participantes são, em sua maioria, de comunidades e cidades de várias regiões do Estado.

Com relação ao Carnamar, o deputado justifica que o evento é realizado há mais de uma década reunindo centenas de barcos enfeitados que integram o desfile e contam com a comunidade local e turistas de várias localidades.

Para o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, a indicação na Assembléia Legislativa é o reconhecimento dessas festas populares e que são o carro-chefe do turismo o município. "Entrando para o calendário oficial do Estado, esperamos receber apoio efetivo do governo do Estado".

A Festa do Padroeiro é realizada durante todo o mês de janeiro, em comemoração ao dia de São Sebastião. A tradicional missa é celebrada no dia 20 com a procissão que percorre as principais ruas do Centro da Cidade. Ainda a Prefeitura realiza grandes shows que somente este ano levaram mais de 200 mil pessoas para a Praça de Eventos da Rua da Praia.

Já o Carnamar completou este ano a sua 18ª edição e é realizado todo domingo de Carnaval com saída da Praia do Arrastão. Centenas de embarcações desfilam pelo Canal de São Sebastião e os foliões-navegadores aproveitam a agitação da festa. São premiados aqueles que estiverem mais enfeitados, mais animados, assim como a marina com maior número de inscritos.

Em terra, a folia fica na praia com muita música e brinde para os banhistas. Em dia de sol, o aproveitamento também é no mar.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...