Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

São Sebastião registra mais de 630 mil veículos em janeiro

A primeira temporada de verão com a implantação das lombadas eletrônicas em São Sebastião apontou um número considerado surpreendente. No mês de janeiro deste ano, somente pelo equipamento instalado na Praia Deserta, próximo à Casa da Vela, passaram 634.208 veículos. A média contada pelos agentes de tráfego nos horários de pico sem a lombada era de 240 mil. Em dezembro de 2007, a quantidade não foi muito diferente. Foram 542.180 no redutor de velocidade da Praia do Arrastão.

De acordo com Márcio Nonato, diretor da Divisão de Tráfego (Ditraf), órgão ligado à Secretaria da Segurança Urbana (Segur), esses dados são importantes porque, além de quantificar o número de carros que circulam pela única via de acesso à cidade também será possível identificar o tipo de veículo e horários de maior movimento.

“A temporada é atípica porque há um número muito maior de veículos durante todos os dias. Mas agora teremos um perfil melhor dos usuários da via pública de São Sebastião”, avalia.

Ainda de acordo com o sistema da lombada eletrônica, o dia de maior fluxo foi registrado em 2 de janeiro quando o computador contabilizou 30.427 veículos na Praia Deserta.

Autuações
O grande número de veículos na cidade também se refletiu nas infrações de trânsito, principalmente no quesito velocidade acima do permitido. Em dezembro foram 5.187 autuações excesso de velocidade – a média na cidade é de 60 km/h e nas lombadas caem para 40 km/h.

Conforme Márcio Nonato, foram feitos vários estudos até se chegar a esse limite. “Um caminhão em alta velocidade não consegue frear a tempo se esse limite fosse de 50 km/h, por exemplo”. Ele alerta que os motoristas devem estar atentos às placas informativas e manter a velocidade determinada para não serem autuados e, principalmente, provocarem acidentes como atropelamentos e colisões.

Para o diretor da Ditraf, a educação no trânsito é fundamental, e esse trabalho foi desenvolvido pelos agentes de trânsito durante a temporada e prossegue agora nas escolas. A média de autuações pelos “amarelinhos” entre dezembro e janeiro foi de 800 a mil multas, “abaixo dos radares que flagram e registram as infrações na hora”, afirma Nonato.

Esses dados se refletem na defesa prévia e nos recursos das multas registrados em janeiro. De defesa foram 340 e 37 de recurso em primeira instância. De acordo com a Ditraf, ao receber a notificação de autuação, a pessoa tem prazo de 30 dias para se defender ou apontar o culpado pela ação. A análise dos recursos em primeira instância é feita pela Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações).

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...