Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Turistas aproveitam a temporada de verão em São Sebastião


Legenda: Vista da praia de Cambury, na Costa Sul da cidade
Foto: Gustavo Nascimento/PMSS
Com 33 praias em mais de 100 quilômetros de costa marinha, São Sebastião é uma das cidades mais procuradas por turistas de todo o país durante o verão. Aproximadamente 400 mil pessoas passaram pelo município e devem continuar até o final do feriado de Carnaval.

Um dos principais pontos de visitação são as praias da Costa Sul, que aliam a tranqüilidade com uma boa infra-estrutura, como é o caso de Cambury, localizada a 37 km do Centro de São Sebastião e 166 km da capital paulista. “Adorei a praia. Tem uma beleza surpreendente, além de ser freqüentada por muita gente bonita e ser bem limpa”, conta a fonoaudióloga Luciana Góes, 35 anos, de Londrina (PR).

A praia também chama a atenção de empresas que buscam a divulgação de suas marcas com espaços de entretenimento e esportes. “Ao mesmo tempo em que a praia é calma, ela também tem uma enorme quantidade de opções para ninguém ficar parado”, avalia o médico Sérgio Roberto Cordeiro Simões, 41 anos, de Campinas (SP).

Porém, para quem prefere mais agitação, o pico é a praia de Maresias, badalada pelos jovens e principalmente para quem gosta de curtir as ondas com a prática do surfe. O local é ponto de encontro para diversos tipos de culturas e se movimenta com festas eletrônicas.

Para Priscila Pipman, 21 anos, de Buenos Aires, Argentina, a praia é totalmente diferente das outras visitadas por ela no Estado. “É realmente muito legal vir aqui porque sempre tem pessoas bonitas que buscam curtir e conhecer novos amigos. Sem falar que a natureza ao redor é exuberante, com o mar colado à mata atlântica”, afirma a turista.

Outro destaque da temporada de verão em São Sebastião são as trilhas que cortam a Serra do Mar, tanto no Sul, quanto ao Norte do município. A Trilha da Limeira, que vai do bairro do Jaraguá até Caraguatatuba, é um dos pontos mais visitados por aventureiros. Além disso, a gastronomia oferece vários sabores da cultura caiçara, como o famoso peixe com banana verde.



História

São Sebastião também possui uma grande riqueza histórica, com construções que ultrapassam mais de 300 anos. Um exemplo é a Igreja Matriz, no Centro do município, construída com pedra entaipada no final do século 17 e reconstruída por volta de 1819. Entre outros atrativos, também estão a Fazenda Santana; a Capela São Gonçalo, atual Museu de Arte Sacra, que abriga importantes peças religiosas, e o Convento Nossa Senhora do Amparo, localizado no bairro São Francisco, e que tem características comuns a outras construções da época colonial. “Nunca pensei que quando viria para São Sebastião, me surpreenderia tanto. Espero retornar mais vezes”, declara o bancário Marcelo Siqueira, 27 anos, morador de São Vicente.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Julio Buzi, a cidade se transformou com novas melhorias e foi redescoberta pelos visitantes de outras localidades do Estado e do Brasil. “Há muito tempo não tínhamos tantos turistas na cidade. E isso é uma conseqüência de todo um trabalho de revitalização cultural, de espaços turísticos e de planejamento para receber todo o público”, ressalta o secretário.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...