Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

terça-feira, janeiro 08, 2008

São Sebastião inicia tradicional Festa do Padroeiro da cidade



Foto: Arnaldo Klajn/PMSS


Na última sexta-feira (4/1), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceira com a Igreja Católica, iniciou a tradicional Festa do Padroeiro da cidade com a procissão do mastro e a apresentação de grupos de Folias de Reis dos bairros Pontal da Cruz e Morro do Abrigo e da cidade de Ilhabela, uma manifestação em homenagem ao Dia dos Reis Magos, que é comemorado no dia 6 de janeiro e é muito esperada pelos envolvidos. “Esse dia é muito aguardado por todos nós. A gente sente muita alegria de apresentar o que sabemos para o povo”, revela a responsável pelo grupo do Pontal da Cruz, Ana Maria Paulina da Silva, que faz 60 anos no dia de São Sebastião, ou seja, 20 de janeiro.

A Folia de Reis também agradou aos fiéis e turistas. “Estou achando maravilhoso. É uma apresentação que deveria ser realizada mais vezes. Isso é o que falta em todos os lugares porque é o melhor do nosso país. Estou de queixo caído. É algo encantador que não pode morrer”, disse Carlos Sottovia, 43 anos, de São Paulo, que atua na área de marketing. “É muito legal. Me lembro da época em que era criança e os meus tios, que participavam de um grupo em Maresias, iam tocar na madrugada de casa em casa e nós íamos atrás deles”, recorda Rosangela da Silva, 35 anos, que mudou de Maresias, na Costa Sul do município, para o bairro Pontal da Cruz, região Central.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar a festa e torná-la um atrativo para os moradores e turistas. Em sua opinião, o resgate da Folia de Reis, que é típica da região, é muito importante em relação ao aspecto cultural da cidade.

Para o padre Jaime Matheus, o início das comemorações do Santo Padroeiro é um momento de alegria para todo o município. Com relação à exibição dos grupos de Folia de Reis, ele considera importante porque através do canto e da dança eles interpretam o nascimento de Jesus, a fuga para o Egito e o retorno para Nazaré. “Continuem assim, com muito vigor, para não apagar essa chama e passar para nova geração”, recomendou.

Logo após a saída da procissão do mastro de frente ao Museu de Arte Sacra (antiga Capela São Gonçalo) em direção a Igreja Matriz, os fiéis realizaram uma pequena carreata pelas ruas da cidade com a imagem do Santo em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. O ato religioso emocionou alguns devotos de São Sebastião, como a aposentada Irene dos Santos, 70 anos. “A gente fica emocionada a cada ano porque lembramos de nossos antepassados”. A carreata terminou na Rua da Praia, onde estão localizadas as barracas da quermesse e o palco dos shows que vão acontecer até o dia 5 de fevereiro. No último sábado (5/1), o Exaltasamba realizou o primeiro show. Ainda se apresentam artistas como Paralamas do Sucesso (12/1), Djavan (19/1), Beth Carvalho (20/1), Calcinha Preta (25/1), Pitty (26/1) e Tihuana (27/1), além de bandas locais. Informações pelo telefone (12) 3892-2620.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...