Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

domingo, janeiro 27, 2008

Prefeitura inicia Avaliação de Densidade Larvária no Morro do Abrigo


Legenda: Agentes buscam identificar focos do mosquito
Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), deu início nesta sexta-feira (25/1), às atividades de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), em busca do índice de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, nos bairros do município. O primeiro a receber a equipe de agentes de combate à doença é o Morro do Abrigo, na região central da cidade. A expectativa é de que em uma semana, as cerca de 300 casas do local sejam visitadas.

De acordo com a Vigilância em Saúde da Sesau, o objetivo da ação é avaliar em um curto espaço de tempo o raio de maior concentração de larvas, os tipos existentes, bem como a identificação dos recipientes com a presença de larva do Aedes aegypti.

“A nossa intenção é terminar o Morro do Abrigo em uma semana e passar para outros bairros”, explica Randal Tavares, agente de saúde publica. Ele reitera que a participação da comunidade é essencial para o sucesso do trabalho dos agentes. No primeiro dia de visitas, grande parte dos moradores se mostraram receptivos e permitiram a entrada da equipe em suas residências, como é o caso da dona de casa Fátima de Souza. “Eu acho importante o trabalho deles, eu aqui em casa tomo todos os cuidados”, concluiu.

O resultado da busca dos agentes será analisado e posteriormente os dados serão computados num banco, que possibilitará à Secretaria de Saúde combater os focos nos lugares de maior incidência do mosquito. Este ano não foi confirmado nenhum caso da doença, apenas sete suspeitas. No ano passado, foram registrados 132 casos, 75% a menos do que 2006.

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...