Full Width CSS

1113px

TV Gazeta do Litoral

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Regata do Marinheiro espera mais de 80 embarcações no Litoral Norte

As águas do Litoral Norte estarão mais agitadas neste sábado (8/12) com a realização da Regata do Dia do Marinheiro. A expectativa da organização é que mais de 80 embarcações participem do evento que vai envolver as quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Este ano, a competição fará uma homenagem ao bicentenário de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré.

A regata é aberta para as classes de monotipos (Laser, Dingue, 470, 420, Day Sailer, Byte, Finn, Snipe); Holder; HPE 25, Optimist e Oceano(IMS, Orc Club, BRA RGS e Bico de Proa), além dos multicascos (Nacra, Super Cat, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Tornado).

Nesta terça-feira (4/12), o delegado da Capitania dos Portos, comandante Cláudio Viola, recebeu do artesão Davi Borges de Souza os troféus que serão entregues na cerimônia de encerramento da regata. O principal dele é uma réplica do navio da Marinha do Brasil, “Cisne Negro”, que será o prêmio Fita Azul, entregue ao vencedor da classe Oceano. Ele será transitório, ficando com em definitivo com a embarcação que vencer por três anos seguidos ou cinco alternadas.

As largadas da competição serão às 12h30 nos locais determinados em cada uma das cidades. A classe oceano sai de próximo à Ponta Grossa, em Ubatuba, e vão em direção à Ponta das Canas, em Ilhabela; a classe Holder sairá defronte à praia da Mococa, em Caraguá.

Já São Sebastião concentra a maior parte das classes. As embarcações de Optimist largam defronte à subsede da Federação de Vela do estado de São Paulo (Fevesp), no Porto Grande, em seguem para o Píer da Vila, em Ilhabela.

Os velejadores das classes HPE 25 e Open Bic terão uma raia especial, com largadas e chegadas no meio do Canal de São Sebastião, no través do Píer do Pontal da Cruz. Já os multicascos e as demais classes saem defronte à Fevesp, seguem a Praia da Cigarras, na Costa Norte de São Sebastião, e retornam para o Porto Grande.

Para a coordenadora e árbitra geral do evento, Sibylle Buckup, a competição será uma grande festa da vela no litoral. "Na realidade, esse evento é uma grande homenagem a Marinha e a sua história", explica.

O encerramento da Regata do Dia do Marinheiro será no domingo, às 12h, na Praça da Marinha, em São Sebastião. Na ocasião, serão entregues os certificados para os alunos do projeto Ventos & Vela, da Prefeitura de São Sebastião, bem como as carteiras de alunos que concluíra o curso de Veleiro Amador.

A Regata do Dia do Marinheiro é realizada em parceria com as Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela e conta com o apoio da OctopuSolution, Praticagem, Transpetro, Yatch Club Ilhabela, FBVM, BL3, FEVESP, Grêmio Caravela, Marina Igararecê, Iate Clube Ubatuba e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).

teste1

ads

1Navigation-Menus (Editar No Html!)

Gallery

História do Santo São Sebastião - SP

Ele teria chegado a Roma através de caravanas de migração lenta pelas costas do mar mediterrâneo, que na época era muito abundante de causa...