Foto: Ricardo Faustino/PMSSNesta semana, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Sahy, localizada em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, recebeu a ligação da energia elétrica para que possa entrar em funcionamento e atender os moradores da área, que foi decretada como Zona de Especial Interesse Social (Zeis) pelo prefeito Dr. Juan Garcia. A melhoria foi solicitada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), e o serviço executado Bandeirante Energia.
A construção da ETE é de responsabilidade da firma Flipper Tecnologia Ambiental, que foi contratada pela Sociedade Amigos da Barra do Sahy (Sabs). A Estação de Tratamento é composta por quatro módulos e vai operar pelo sistema lodo misto (aeróbico e anaeróbico). O investimento, que é de quase R$ 1 milhão, faz parte de uma parceria firmada entre Prefeitura e a Sabs. A administração entrou com cerca de R$ 700 mil para a implantação da rede coletora, que já foi concluída, e a entidade arcou com o restante para construir a ETE.
No local, há 590 imóveis onde vivem, pelo menos, 1.500 pessoas. O município utilizou mil metros lineares de rede coletora para contemplar toda a vila. A empreiteira responsável pela obra, a Agrícola Comercial e Construtora Monte Azul, implantou o sistema até o quintal da maioria das residências com o objetivo de facilitar, ao máximo, a ligação dos moradores à rede coletora.
A inauguração da obra está prevista para o dia 19 de dezembro, às 16h30, na sede da Associação dos Moradores da Vila Sahy (Amovila). Entretanto, a operação da ETE ainda vai depender de alguns ajustes para efetivamente entrar em funcionamento. Na mesma data, às 10h, o prefeito inaugura o campo de futebol e da quadra de esportes de Boracéia, às 11h30, o Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una, e, às 15h, a quadra de esportes e do Centro do Idoso em Juquehy.





