Arnaldo Klajn/PMSS
Os alunos do Projeto Marceneiro, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) expõem até quinta-feira (13/12), no Paço Municipal de São Sebastião, as peças confeccionadas durante os 10 meses de realização do curso de marcenaria que tem participação de 40 jovens entre 16 e 19 anos.
A exposição é feita no horário de atendimento da Prefeitura, das 9 às 17h, mostrada pelos próprios alunos que cumprem um revezamento com a orientação dos professores. Os interessados também podem encomendar as peças feitas com mosaico e madeira como: mesas para escritório, escrivaninha, brinquedos, porta-jóias e criados-mudo.
O projeto iniciou em março deste ano e tem por objetivo capacitar os jovens para trabalhar na área de marcenaria. De acordo com a coordenadora do “Marceneiro”, Maria Inês Correa Lopes Zanardi, a turma é muito boa e atende também 10 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promovendo a inclusão social. “O interessante é que temos seis garotas que fazem o acabamento final de vários móveis”, disse.
De acordo com o aluno Washington Ferreira Santos, 17 anos, é muito gratificante estar no Projeto Marceneiro. “Aprendo várias coisas, poderíamos estar nas ruas, mas ainda bem que a Prefeitura iniciou este projeto de marcenaria. Para mim é motivo de emoção e alegria trabalhar com a marcenaria”, disse Santos.
Segundo a aluna Aline de Souza, 16 anos, o projeto foi muito bom e ela aprendeu muito. “Foi muito bom estar junto com a equipe e os amigos que fiz. Gosto muito de trabalhar com marcenaria e pretendo seguir na profissão futuramente”, disse Aline.
A venda das peças e a retirada das encomendas feitas no Paço Municipal serão no sábado (15/11), a partir das 9h, junto com a festa de encerramento. O Projeto Marceneiro funciona em um galpão localizado na rua Benedito Ramos dos Santos, 160, no Topovaradouro. As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2008. Mais informações pelos telefones (12) 3862-6248 ou 3892-2844.





